F1 – Renault analisa conceito do turbo dividido da Mercedes
terça-feira, 22 de julho de 2014 às 9:40
Mercedes x Red Bull
A Renault está considerando a possibilidade de adotar o conceito do turbo dividido da Mercedes na próxima temporada, enquanto trabalha para reformular seu motor de Fórmula 1 atual.
A montadora francesa ligou a primeira versão de sua unidade de 2015 em seu dinamômetro em Viry-Chatillon na semana passada, em meio ao esforço para se recuperar de sua temporada difícil.
A arquitetura de seu motor de combustão interna não deverá sofrer mudanças radicais – apesar de melhorias terem sido feitas – mas a Renault confirmou que vai avaliar a ideia do turbo dividido que foi desenvolvida pela Mercedes.
Acredita-se que um dos fatores que impulsionou a forma da Mercedes neste ano é um design no qual seu compressor de ar e sua turbina ficam em lados separados do motor. Comenta-se que isso ajuda a reduzir o atraso do turbo, melhorando a eficiência, além de favorecer o pacote aerodinâmico do carro.
Apesar de a Renault anteriormente ter minimizado o impacto do conceito – insistindo que não é uma revolução para os motores atuais – a ideia está sendo considerada para 2015.
Remi Taffin, chefe de operações de pista da marca francesa, disse que seus engenheiros estariam errados se não investigassem se o conceito pode trazer benefícios.
“Com certeza, estamos analisando uma solução diferente”, respondeu ele ao ser questionado sobre o conceito do turbo dividido. “Vamos explorar todas as soluções. Se eu soubesse a resposta agora, seria errado, porque eu não deveria saber o que estamos fazendo. Está sendo desenvolvido”.
Contudo, Taffin deixou claro que não haverá uma reformulação radical do motor Renault, apesar de muitas partes poderem ser novas.
“Não é muito diferente. A base é bastante similar, mas podemos alterar várias coisas. Quando discutíamos os V8s no passado, costumávamos dizer que o último motor era bem parecido com o de seis ou sete anos atrás”.
“Entretanto, 90 por cento das partes eram diferentes – apesar de muito semelhantes. O mesmo vai acontecer conosco no próximo ano. Com certeza, você verá uma diferença, mas não haverá mudanças dramáticas para 2015”.
2015, autoracing, avaliaçao, chefe, conceito, dividido, esforço, f1, formula 1, formula-1, mercedes, noticias, operações, pista, recuperação, remi taffin, renault, rival, temporada, trabalho, turbo
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.