F1 – Red Bull terá ano de transição em 2016 e espera motor alternativo
sábado, 14 de novembro de 2015 às 11:02
Helmut Marko
2016 será um “ano de transição” para as duas equipes da Red Bull na Fórmula 1, segundo o Dr. Helmut Marko. “Estamos mantendo ambas as equipes na Fórmula 1”, anunciou ele ao jornal alemão Sport Bild.
A equipe principal deverá usar os motores Renault rebatizados de Infiniti, enquanto a satélite Toro Rosso os propulsores da Ferrari de 2015. Mas, para 2017, com novas regras e carros mais rápidos, a ideia da Red Bull é adotar os motores padrão lançados ontem pela FIA, os V6 biturbo de 2,2 litros.
“2016 será um ano de transição para nós”, disse Marko. “Em 2017 esperamos o motor alternativo. Tanto Jean Todt como Bernie Ecclestone nos asseguraram isso. Vai ser mais barato e nos tornaremos independentes das fabricantes de automóveis”.
A Red Bull está, portanto, fortemente ao lado da FIA e de Ecclestone, mas os planos dos motores alternativos se opõem firmemente aos gostos de Ferrari e Mercedes. “Ele (o motor alternativo) foi a condição que impomos para permanecer na F1”, admitiu Marko à revista alemã Auto Motor und Sport.
A próxima reunião do Grupo de Estratégia está prevista para 24 de novembro, um dia após o fim do prazo para manifestação de interesse no papel de fornecedora independente do motor alternativo. Espera-se que seja explosiva, com as fabricantes existentes preparando argumentos contra a proposta em razão de seus contratos com a FIA e Ecclestone. “Algumas pessoas pensam que são super-inteligentes”, afirmou Ecclestone, “mas nós não somos estúpidos”.
ano, bernie ecclestone, equipes, ferrari, fia, helmut marko, jornal, mercedes, motor, red bull, renault, revista, toro rosso, transição
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.