F1 – Red Bull reclama e FIA declara ilegal sistema de freios inteligente
sexta-feira, 2 de novembro de 2012 às 16:26
Red Bull de Sebastian Vettel
A Red Bull se queixou formalmente, e a FIA atendeu. Agora, as equipes de F1 não poderão mais utilizar em seus carros um sistema de freios inteligente que reage à temperatura, visando melhorar a refrigeração durante as corridas.
A equipe líder do campeonato escreveu ao órgão antes do GP de Abu Dhabi, visando esclarecimentos sobre o uso de dispositivos de energia térmica dentro do duto de ar do sistema de freio.
Afirmou-se que as tentativas de usar uma tira bimetálica – o que abre e fecha os dutos de refrigeração, dependendo da temperatura do material de atrito do freio – ou um atuador térmico, era uma violação do Regulamento Técnico da F1.
Em uma carta que foi enviada a todas as equipes, Charlie Whiting, da FIA, respondeu: “Em nossa visão, uma tira bimetálica e atuadora térmica dentro do duto de ar como descrita não seria feita pela entrada direta física do piloto, portanto, acreditamos que esse sistema violaria o artigo 11.1.4 do Regulamento Técnico da F1”.
Segundo o site Autosport, a denúncia da Red Bull se deu após suspeitas de que pelo menos uma de suas equipes rivais estaria usando o conceito em seu carro. Fontes importantes da Red Bull insistem que a equipe nunca usou algo similar e concorda que fazê-lo seria uma violação das regras.
abu dhabi, campeonato, carros, corridas, equipe, f1, ferios, fia, red bull, refrigeração, sistema, temperatura
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.