F1 quer reprogramar GP da China, caso seja adiado
quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020 às 20:28
GP da China
A Formula 1 procurará reprogramar o GP da China, se for adiado devido à epidemia de coronavírus, de acordo com o diretor de automobilismo da F1, Ross Brawn.
A corrida de alto nível em Xangai, que será transmitida a milhões de telespectadores em todo o mundo, está marcada para 19 de abril.
As autoridades esportivas de Xangai recomendaram esta semana a suspensão de todos os eventos esportivos da cidade até o fim da epidemia.
“A China é um mercado entusiasmado e crescente. Então, gostaríamos de ter a corrida na China”, disse Brawn a repórteres.
“Vamos apenas tentar encontrar uma janela de quando a corrida pode acontecer no final do ano.”
O britânico disse que as autoridades chinesas teriam que tomar a decisão final de cancelar a corrida e o tempo está se esgotando.
“Existem dois prazos logísticos”, afirmou Ross Brawn
“Um é quando todo o frete marítimo passa nesta semana ou na próxima semana. Então, coisas como combustível e assim por diante vão em um navio. Mas isso não é desastroso, caso precise ser trazido de volta.”
“Então começamos a colocar fisicamente as pessoas por lá. Esse é um grande desafio para as pessoas que se preparam para a corrida. Essa é uma fase crítica. E isso acontecerá em duas ou três semanas.”
“Acho que esse é o ponto em que você realmente precisa dizer qual é a situação”.
As taxas que as corridas pagam para a Liberty representam uma porção significativa das receitas da F1, com algumas corridas pagando até USD 40 milhões por ano, o que significaria um grande baque para os detentores de direitos comerciais Liberty Media e as equipes, se eles cancelarem a corrida antes de terem certeza que devem cancelar.
Houve rumores de troca de datas com outra corrida, como a Rússia, no final do ano, mas Brawn disse que isso é improvável. Os promotores russos já disseram que vão manter a data de setembro.
Com um recorde de 22 corridas programadas e GPs agrupados regionalmente, existem poucos finais de semana disponíveis e qualquer mudança representará um grande desafio logístico.
Cingapura e Rússia já têm uma semana de diferença em 20 e 27 de setembro, enquanto o Japão é em 11 de outubro como a próxima rodada depois de Sochi. O campeonato se move em 25 de outubro para os Estados Unidos.
Qualquer extensão do calendário levaria a temporada para dezembro e seria impopular entre as equipes, além de privar Abu Dhabi, que paga muito dinheiro para ter a corrida final.
Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas
comentarios f1, Comente sobre formula 1, Coronavírus F1, f1 2020, F1 Chuna, f1 podcast, GP China F1 adiado, liberty media, melhor site f1, ross brawn
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.