F1 – Polêmica dos custos deve dominar reunião do Conselho Mundial
quarta-feira, 3 de dezembro de 2014 às 9:23
Fórmula 1
O cancelamento oficial da pontuação dobrada e das relargadas paradas após períodos de safety car na Fórmula 1 são as principais decisões esperadas na reunião do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA em Doha nesta quarta-feira.
Porém, o assunto dos custos pode dominar o debate dos bastidores, enquanto a condição financeira da categoria continua provocando tensão, depois dos problemas que Marussia e Caterham enfrentaram.
A estrutura de governo da Fórmula 1 significa que o Conselho Mundial não pode introduzir mudanças de regras que não foram propostas pelas equipes, mas isso não impede que a preocupação da federação com a situação econômica seja expressada.
Jean Todt, presidente da FIA, deixou claro na semana passada que faria tudo o que pudesse para convencer as montadoras da Fórmula 1 a reduzir o preço dos motores para equipes clientes.
Acredita-se que a chance do Conselho Mundial rejeitar o calendário de 2015 da Fórmula 1 em protesto ao que está acontecendo é mínima, mas a FIA pode fazer uma demanda pública por mudanças.
Isso pelo menos aliviaria os temores das equipes pequenas de que suas dificuldades estão sendo ignoradas e que uma reunião de custos planejada para 18 de dezembro não trará resultados significativos.
O calendário do próximo ano também pode sofrer alguns ajustes antes de ser confirmado, com sugestões de que as datas das quatro primeiras etapas fora da Europa podem ser alteradas.
É possível que o GP da Malásia seja disputado no fim de semana seguinte ao GP da Austrália, e a data do GP da China também pode mudar.
automobilismo, autoracing, catar, conselho, custos, dobrada, doha, f1, fia, formula 1, formula-1, jean todt, mundial, noticias, paradas, pontuação, preocupação, presidente, relargadas, reunião, wmsc
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.