F1 pode se expandir para 12 equipes no futuro
quarta-feira, 4 de dezembro de 2024 às 9:36
Fórmula 1
A Fórmula 1 pode preencher completamente o grid com uma 12ª equipe, de acordo com rumores crescentes no paddock.
Depois que a proposta da Andretti foi inicialmente aprovada pela FIA, mas rejeitada pela Liberty Media, proprietária da F1, o projeto foi renomeado como Cadillac e será a 11ª equipe a partir de 2026.
Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, declarou no Catar na semana passada: “Ele (Stefano Domenicali, CEO da F1) me disse ‘precisamos de um fabricante, não apenas de outra equipe’. Então eles desapareceram por alguns meses e voltaram com um fabricante”.
“Eles propuseram (construir) uma unidade de potência, preencheram todos os requisitos e não podíamos mais dizer não”.
E como a revista alemã Auto Motor und Sport relatou há uma semana, “a 11ª equipe pode ser seguida por uma 12ª nos próximos cinco anos”.
“O regulamento permite um máximo de 12, e após a experiência com a Cadillac, a F1 não quer descartar outra candidata. Principalmente porque pode ser a Toyota”.
Mario Andretti, lenda da F1 que estará no conselho da Cadillac, também ouviu os rumores sobre 11 equipes em 2026 se tornando 12 algum tempo depois.
“Obviamente, como fabricante de motores, há a opção de fornecer para outras equipes”, disse o campeão mundial de 1978 à CBS Detroit ao falar sobre os planos da Cadillac e da GM.
“Parece que a FIA pode convidar uma 12ª equipe. Portanto, sempre haverá necessidade de motores”.
O presidente da FIA também é um defensor da ideia de maximizar a alocação permitida de equipes na F1.
“Por que não?” disse ele à revista francesa Auto Hebdo. “É sobre fazer a coisa certa para a F1. Por que temos uma opção de 12 se sempre precisamos dizer não, não e não?”
“Para mim, está bastante claro que conseguir uma 11ª equipe é uma vitória para todos”.
12 equipes, Cadillac, f1, formula 1, futuro, noticias f1, toyota
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.