F1 – Pirelli se defende de críticas contra o pneu hipermacio
sábado, 27 de outubro de 2018 às 11:59
Composto hipermacio
O chefe de automobilismo da Pirelli, Mario Isola, respondeu a todas as críticas que o pneu hipermacio recebeu após as sessões de treinos de sexta-feira, com os pilotos reclamando que o composto não aguentaria uma única volta rápida.
O hipermacio é um novo composto que foi introduzido este ano. Reconhecido pela faixa rosa clara no pneu, é a mistura mais suave de todos os pneus disponíveis e só está disponível para as equipes usarem em poucos GPs.
O México é um deles, mas ficou bastante claro durante o TL1 que eles não duraram tanto quanto costumam durar. Com a elevada altitude do Autódromo Hermanos Rodríguez, os pneus se degradaram ainda mais rápido que o normal. Brendon Hartley falou no rádio da Toro Rosso que seus pneus “são como chiclete” quando eles tinham apenas 13 voltas, e Kevin Magnussen disse a mesma coisa depois de apenas oito voltas; “Meus pneus são como goma de mascar”, narrou o dinamarquês ao engenheiro da Haas.
Isola respondeu a essas críticas, dizendo que as equipes e os pilotos sabem em que estão se metendo quando usam os hipermacios. “Temos críticas semelhantes ao que recebemos aqui há um ano no México”, disse ele à revista Speedweek.
“Os pneus se degradaram pesadamente. Mas as pessoas não devem esquecer: a meta para 2018 era sair com compostos mais macios. Para ser preciso, o pneu hipermacio é dois passos mais suave do que o composto mais macio que tivemos em 2017”, explicou.
Falando sobre a extrema degradação dos pneus, Isola acha que as equipes devem ajustar suas táticas ao invés de apontar todos os dedos para a Pirelli. “Se esta tendência continuar, isso terá um impacto direto nas estratégias de corrida das equipes”, comentou.
“Algumas equipes vão pensar em ajustar o carro para que ele não seja tão rápido em classificação, mas permite tempos de volta melhores e mais consistentes no GP. Até agora, o quadro não está claro, as equipes precisarão de mais experiência do terceiro Treino Livre”, finalizou ele.
Quer concorrer a uma réplica do capacete do Ayrton Senna? Clique AQUI e palpite sobre quem vai vencer o GP do México de Formula 1 no próximo domingo!
[the_ad id=”237860″]
brendon hartley, composto, faixa, Haas, hipermacio, kevin magnussen, mario isola, pirelli, pneu, rádio, rápida, toro rosso, volta, voltas
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.