F1 – Pirelli revela causa da explosão do pneu de Verstappen em Imola
sexta-feira, 13 de novembro de 2020 às 12:00
Mario Isola
A Pirelli concluiu a investigação sobre a causa da súbita explosão no pneu traseiro direito de Max Verstappen em Ímola, que fez o holandês rodar e sair da corrida.
Enquanto corria em P2 depois de ultrapassar a Mercedes de Valtteri Bottas, o pneu traseiro direito de Verstappen explodiu quando ele se aproximou da Variante Alta.
A Pirelli suspeitou depois da corrida que destroços de outros carros podem ter causado o incidente.
Após uma investigação, a Pirelli descobriu que o pneu apresentava vários cortes na banda de rodagem e nas paredes laterais, o que acabou levando à explosão, pois ele não suportou mais as cargas normais de corrida.
“Fizemos uma investigação sobre o pneu e a parte do pneu que conseguimos coletar”, disse o chefe de F1 da Pirelli, Mario Isola.
“Encontramos alguns cortes na banda de rodagem e na lateral, tanto interna quanto externamente. Acreditamos que o motivo da explosão tenha sido o dano no centro da banda de rodagem que causou rupturas tanto nas correias quanto nas lonas da carcaça.
“Aí as correias começaram a se desprender acompanhando esse estrago e a certa altura, quando a carcaça não aguentou mais a carga, tivemos a ruptura completa e instantânea que todo mundo viu na televisão.”
“Compartilhamos a análise com a FIA e a equipe e essa é a evidência que temos.”
“Obviamente é difícil analisar um pneu que está em pedaços, mas mandamos imediatamente o pneu de Imola para nossos laboratórios em Milão e fizemos uma investigação com alta prioridade.”
Embora Verstappen tenha sido o único piloto a abandonar em Imola com um problema de pneu, Lewis Hamilton da Mercedes teve que controlar uma vibração em seus pneus de composto duro.
A Pirelli confirmou que está conduzindo uma investigação com a Mercedes para descobrir a causa.
Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!
comentar f1, conteúdo f1, explçosão pneu f1, f1, f1 2020, max verstappen, melhor site f1, pirelli f1, verstappen abandona inola
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.