F1 – Não participar do primeiro teste é crucial?
terça-feira, 7 de janeiro de 2014 às 17:23
Lotus F1 Team
A Lotus decidiu não participar do primeiro teste da pré-temporada em Jerez, na Espanha, que começa em 28 de janeiro, e somente correr com seu novo carro no segundo teste, no Bahrain em fevereiro.
Esta mudança dará à equipe baseada em Enstone mais tempo para desenvolver o carro e não perderão muito em dados de pneus já que a superfície da pista abrasiva de Jerez não é representativa de circuitos do calendário de corridas.
No entanto, a desvantagem será uma perda vital de tempo de pista com um carro que irá incorporar algumas das maiores mudanças de regras nos últimos anos.
O primeiro teste dura quatro dias em Jerez, seguidos de mais dois testes no Bahrain. O primeiro começa em 19 de fevereiro e o segundo em 27 de fevereiro.
Não é a primeira vez que uma equipe não participa do primeiro teste da pré-temporada. Mas ao tomarem esta decisão, equipes sofreram com resultados contrastantes.
Em 2010, a Red Bull faltou ao teste de quatro dias em Valência, mas não foi um empecilho para eles, já que ganharam o título de pilotos com Sebastian Vettel, bem como o campeonato de construtores.
A Force India também perdeu este teste e terminou em sétimo no campeonato de construtores, dois lugares acima do que eles conseguiram na temporada anterior.
Em 2011, a McLaren, a Force India, a Virgin e a HRT, correram os seus carros de 2010, no primeiro dia do teste, enquanto a Lotus (agora Caterham) sequer participou deste dia.
Em 2012, a Marussia não participou do primeiro teste – e terminou em último lugar no campeonato de construtores, enquanto a Mercedes usou seu carro de 2011 para os três primeiros dias e perdeu o último dia. A equipe baseada em Brackley terminou em quinto lugar no campeonato de construtores, um lugar pior do que no ano anterior.
No ano passado, todas as equipes participaram do primeiro teste e usaram seus novos carros exceto a Williams, que usou seu carro de 2012. A equipe sofreu uma temporada extremamente decepcionante, marcando pontos apenas duas vezes para terminar em nono no geral.
bahrain, f1, force india, hrt, jerez, lotus, marussia, mclaren, red bull, Sebastian Vettel, testes, valencia, virgin, williams
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.