F1 – Muitas atualizações feitas às pressas pode ter atrapalhado a Honda e a Red Bull
quinta-feira, 9 de julho de 2020 às 18:54
Max Verstappen
O procedimento normal das equipes de Fórmula 1 foi quebrado este ano. O normal é que elas façam várias pequenas atualizações durante a temporada.
Mas, por causa da pandemia, as fábricas ficaram fechadas por algum tempo, mas antes e depois puderam continuar a desenvolver. Como a temporada também começou muito mais tarde, muitos carros largaram no domingo passado com consideravelmente mais atualizações do que o normal.
Grande desafio
O primeiro GP da temporada foi cheio de incidentes e a Red Bull também teve um problema, principalmente com o carro de Max Verstappen. A Honda agora respondeu a isso e eles dizem que fizeram muito trabalho nos últimos meses. Isso é positivo, mas com poucas chances de testar, também pode resultar errado.
Toyoharu Tanabe, da Honda, disse: “Inicialmente planejamos fazer várias atualizações durante a temporada. Tivemos que mudar esse plano e finalizá-lo para o GP da Áustria. Esse foi o maior desafio.”
Devido a uma regulamentação modificada em relação às atualizações do motor, a Honda teve que contornar o problema e isso pode ter tido seu efeito. Possivelmente, o desenvolvimento foi rápido demais e essa pode ser uma boa razão para Verstappen ter tido problemas no último domingo.
A boa notícia é que a Honda espera que essas questões não voltem a acontecer, então neste final de semana haverá uma nova corrida com novas oportunidades para o holandês. E, claro, seu companheiro de equipe Alexander Albon.
Isso não aconteceu somente com a Honda, mas com a equipe Red Bull também, de acordo com o chefe da equipe Christian Horner.
“Creio que existe potencial para bater a Mercedes. Talvez não durante uma única volta nesta pista (Áustria), mas ao longo da temporada. E como você viu, nosso ritmo de corrida parecia bastante decente com Max e de fato com Alex. Acho que temos a base de um bom carro. Nós apenas precisamos desenvolvê-lo eficientemente.”
O britânico revelou que problemas de equilíbrio mascararam o potencial real do RB16 na abertura da temporada em Spielberg. Ele exorta seus engenheiros a explorar todo o potencial do carro da Red Bull em 2020, a fim de lutar por vitórias na temporada reduzida.
“Acho que temos a base de um carro muito, muito bom no RB16, e o fato de termos conseguido andar perto da Mercedes com Max usando pneus mais lentos é encorajador. Precisamos tentar resolver os problemas de de equilíbrio que tivemos na classificação e voltarmos mais fortes.”
Para o início da temporada em casa, a Red Bull trouxe um novo nariz e uma asa dianteira revisada como parte de seu pacote de atualização. O novo nariz, com diferentes entradas de refrigeração e uma forma mais quadrada, foi usado por Max Verstappen, enquanto Alexander Albon completou a primeira corrida da temporada atrasada com a versão mais antiga do nariz.
Horner revelou que a diferença de desempenho entre as duas soluções é mínima, mas elas possibilitam diferentes caminhos de desenvolvimento para o resto da temporada. “A diferença de especificações era mais de característica do que desempenho puro.”
“Ambos os pilotos irão convergir para a mesma especificação na próxima semana, mas no momento não temos certeza se serão as especificações de Alex ou Max. Precisamos realmente olhar e focar nos dados sobre isso”, concluiu.
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