F1 – Mercedes: Ferrari nos ultrapassou
sexta-feira, 27 de setembro de 2019 às 14:34
Lewis Hamilton em Sochi
O diretor da Mercedes, Toto Wolff, admite que o pacote geral da equipe “simplesmente não é suficiente” depois de estar bem fora do ritmo durante os dois treinos livres para o GP da Rússia realizados hoje.
Valtteri Bottas foi o piloto mais rápido da Mercedes na TL1, mas ainda ficou em P4 e mais de sete décimos atrás de Charles Leclerc, que liderou a sessão.
Foi uma história semelhante na segunda sessão de treinos, quando Bottas melhorou para P3 e Hamilton para P4, à frente de Sebastian Vettel, mas Bottas ainda ficou a 0,65s do ritmo com Max Verstappen desta vez no topo.
Não é estranho a Mercedes ser mais lenta sessões de treinos antes de liberar seu desempenho na classificação, mas Wolff insiste que a diferença nunca é “desse tamanho”.
“Foi um dia negativo, para ser franco”, disse Wolff à Sky Sports F1 após o TL2 na Rússia.
“Estamos fora do ritmo e lutamos para melhorar o carro mais do que já estamos fazendo no momento.”
A Mercedes ainda não conquistou a pole ou venceu desde que voltou das férias de verão, e Wolff acredita que essas lutas podem ser o resultado de não terem se esforçado o suficiente no desenvolvimento do carro.
“Nós realmente não melhoramos. Não nos esforçamos muito para desenvolver o carro, talvez esse também seja o motivo,” explicou.
“Outros também ganharam desproporcionalmente e perdemos. No final, tudo se resume a onde você tem os pneus na minha opinião.”
Wolff admite que a Mercedes apenas tenta alcançar a Ferrari desde as férias do verão, acreditando que seus rivais agora encontraram as respostas para desbloquear o desempenho do SF90.
“Nas últimas três corridas, não estávamos mais na pole e na corrida estávamos sempre perseguindo a Ferrari na caixa de cambio deles. Mas isso não basta, porque estamos perdendo velocidade em todas as retas e não temos o suficiente mais para compensar nas curvas”, disse Wolff.
“A Ferrari provavelmente entendeu melhor como o carro funciona”.
Lewis Hamilton concorda com Wolff e disse que a Mercedes está perdendo quase um segundo para a Ferrari apenas nas retas de Sochi.
Hamilton teme que o déficit de velocidade da Mercedes em relação à Ferrari prove ser demais para tirar, acrescentando que a Scuderia está “melhorando a um ritmo sério”.
“Foi um dia de descobertas e explorações, tudo começou muito mal e não melhorou muito. Estamos perdendo oito décimos de segundo para os Ferraris só nas retas – explicou Hamilton.
“Mesmo assim, estamos melhorando, mas eles estão melhorando a um ritmo sério. Estamos apenas tentando descobrir como podemos melhorar o carro, mas não é uma tarefa fácil.”
“O balanço do carro começou razoável, depois meio que diminuiu, e foi um pouco melhor no final da segunda sessão.”
“É uma loucura, porque você está constantemente tentando acompanhar a progressão da pista e, à medida que a progressão aumenta, o equilíbrio muda. Você faz algumas alterações, a frente melhora ou a traseiras melhora.”
“É um ato de equilíbrio constante. Você só tem algumas oportunidades de mudar a configuração. Vai ser um dia difícil amanhã, mas espero que esteja chovendo, ouvi dizer que estará chovendo! ”
Questionado se ele acha que a Mercedes pode encontrar tempo suficiente para desafiar a Ferrari e a Red Bull, Hamilton respondeu: “Essa é a pergunta de um milhão de dólares, eu não sei.”
“Naturalmente, acredito nos meus caras. Acho que não estamos tirando o máximo proveito do nosso carro.”
“Essa foi a questão principal que tivemos nas últimas três corridas. Ainda estamos tentando descobrir, mas não está nada fácil.”
“É bom ver a concorrência indo bem. Mas queremos estar lá brigando.”
O vencedor do GP da Rússia de 2017, Valtteri Bottas, que ultrapassou seu companheiro de equipe em ambas as sessões, diz que espera que a chuva afete os procedimentos no sábado.
“Red Bull e Ferrari foram um pouco rápidas demais hoje”, acrescentou.
“Foi bom, não havia grandes problemas de equilíbrio com o carro, apenas talvez lutando um pouco com a aderência geral e derrapando com as quatro na gora de forçar mesmo.”
“Mas, além disso, me senti bem e me diverti, mas obviamente precisamos encontrar ganhos se quisermos lutar pela pole amanhã.”
“De qualquer forma, acredito que no domingo temos uma boa chance – na verdade, espero chuva amanhã. Acho que podemos ter uma chance melhor de se classificar.”
comentarios f1, ferrai melhor, GP russia 2019, lewis hamilton, melhor site f1, mercedes f1, motor ferrari, pista de sochi, toto wolff, valtteri bottas
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.