F1 – Mercedes começa na frente, mas…
quinta-feira, 23 de março de 2017 às 23:43
Lewis Hamilton em Melbourne 2017
… Com pneus ultra-macios, a única equipe que os utilizou nesse primeiro treino livre do ano, enquanto todas as adversárias usaram somente o composto super-macio.
No entanto, o que impressinou mesmo foram os tempos substancialmente mais rápidos do que foram 12 meses atrás. Lewis Hamilton fez a melhor volta com 1’24.220 – sempre lembrando que usou pneus ultra-macios – , ou seja, cinco segundos e meio mais rápido do que na mesma sessão no ano passado, que tinha sido um pouco úmida.
Seu novo companheiro de equipe, Valtteri Bottas, foi pouco mais de meio segundo mais lento. Eles foram seguidos pela dupla da Red Bull com pneus super-macios, o favorito de casa Daniel Ricciardo ficando apenas um décimo de segundo atrás de Bottas.
A Ferrari ainda não mostrou seu ritmo dos testes de pré-temporada, pois passaram grande parte da primeira sessão nos boxes. Kimi Raikkonen eventualmente surgiu para definir seu melhor tempo em 1’25,372 com super-macios, 1,1 segundos atrás da Mercedes e mais importante, 0,6s atrás da Red Bull, que usou o mesmo composto de pneu.
Sebastian Vettel estava a um décimo de segundo atrás de Kimi, mas relatou um possível problema com seu carro nas últimas voltas. Vettel voltou para a garagem com um problema suspeito no MGU-K dez minutos antes da bandeira quadriculada.
Eles não foram a única equipe a experimentar problemas na primeira sessão oficial de treinos do ano. Esteban Ocon passou os minutos de abertura preso no pit da Force India com um problema de freio. E uma falha terminou com a sessão de Jolyon Palmer após meia-dúzia de voltas em sua Renault.
Os carros movidos pelo motor Mercedes ocuparam três dos quatro lugares restantes entre os dez primeiros, liderados pela Williams de Felipe Massa. Lance Stroll teve a honra de definir o primeiro tempo oficial de 2017, e terminou a sessão a meio segundo de seu companheiro de equipe brasileiro.
Romain Grosjean conseguiu colocar sua Haas a um segundo das Ferraris e à frente de ambas as Forças Indias. Mas a asa-T em seu VF-17 estava vibrando visivelmente às vezes, o que pode ter atrapalhado sua melhor volta.
Veja a tabela de tempos do TL1:
Pos. | Piloto | Carro | Tempo | Diferença | Voltas |
1 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1’24.220 | 22 | |
2 | Valtteri Bottas | Mercedes | 1’24.803 | 0.583 | 25 |
3 | Daniel Ricciardo | Red Bull-TAG Heuer | 1’24.886 | 0.666 | 19 |
4 | Max Verstappen | Red Bull-TAG Heuer | 1’25.246 | 1.026 | 19 |
5 | Kimi Raikkonen | Ferrari | 1’25.372 | 1.152 | 16 |
6 | Sebastian Vettel | Ferrari | 1’25.464 | 1.244 | 10 |
7 | Felipe Massa | Williams-Mercedes | 1’26.142 | 1.922 | 28 |
8 | Romain Grosjean | Haas-Ferrari | 1’26.168 | 1.948 | 20 |
9 | Nico Hulkenberg | Renault | 1’26.183 | 1.963 | 15 |
10 | Sergio Perez | Force India-Mercedes | 1’26.276 | 2.056 | 29 |
11 | Carlos Sainz Jnr | Toro Rosso-Renault | 1’26.450 | 2.230 | 24 |
12 | Daniil Kvyat | Toro Rosso-Renault | 1’26.514 | 2.294 | 25 |
13 | Lance Stroll | Williams-Mercedes | 1’26.734 | 2.514 | 29 |
14 | Fernando Alonso | McLaren-Honda | 1’27.116 | 2.896 | 18 |
15 | Marcus Ericsson | Sauber-Ferrari | 1’27.348 | 3.128 | 30 |
16 | Esteban Ocon | Force India-Mercedes | 1’27.656 | 3.436 | 23 |
17 | Kevin Magnussen | Haas-Ferrari | 1’27.667 | 3.447 | 20 |
18 | Pascal Wehrlein | Sauber-Ferrari | 1’28.539 | 4.319 | 22 |
19 | Jolyon Palmer | Renault | 1’28.585 | 4.365 | 6 |
20 | Stoffel Vandoorne | McLaren-Honda | 1’28.695 | 4.475 | 14 |
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