F1 – Mercedes: Bottas perdeu cinco por cento de downforce no GP da França
quarta-feira, 27 de junho de 2018 às 12:10
Valtteri Bottas apos colisão no GP da França
Valtteri Bottas perdeu cerca de cinco por cento de downforce de seu carro de Fórmula 1 durante o GP da França, revelaram os dados divulgados pela Mercedes.
Bottas rodou depois de ser atingido pelo Ferrari de Sebastian Vettel na primeira curva na primeira volta de Paul Ricard, forçando-o a voltar aos boxes com um pneu traseiro esquerdo furado.
O finlandês sofreu mais danos em seu assoalho enquanto passava uma volta inteira lutando para levar seu carro de volta aos boxes, o que por sua vez atrapalhou seus esforços de conseguir uma recuperação que acabou culminando em um sétimo lugar.
“A resposta simples é de cerca de cinco por cento [do downforce]”, disse Andrew Shovlin, engenheiro de pista da Mercedes. “Isso não foi do contato com Vettel, foi na verdade quando o pneu esvazia, quando fura, começa a desmanchar e é o pneu batendo no chão que causa o dano no caminho de volta”.
“Então, você está tentando ir devagar o suficiente para não danificar muito o assoalho, mas também rápido o suficiente para que você possa voltar ao pelotão quando o Safety Car sair”.
“O grande problema de Valtteri não foi apenas a perda de downforce, mas o quão imprevisível foi”, acrescentou Shovlin. “Em algumas curvas e voltas estava bem, mas em outras vezes não e ele sentia uma grande perda de aderência na traseira, o que o deixava instável”.
andrew shovlin, assoalho, colisão, downforce, f1, ferrari, frança, furo, mercedes, paul ricard, pneu, problema, safety car, Sebastian Vettel, valtteri bottas
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.