F1 – McLaren teria ajudado parceria entre Honda e Toro Rosso
sexta-feira, 25 de agosto de 2017 às 15:07
Toro Rosso e McLaren-Honda
A McLaren foi questionada se poderia fornecer à Toro Rosso uma caixa de câmbio em 2018, caso houvesse um acordo para que a equipe satélite usasse um motor Honda na próxima temporada.
Toro Rosso e Honda dizem que nenhuma comunicação oficial ocorreu sobre o fornecimento de um motor para a próxima temporada, mas entende-se que as negociações foram realizadas e chegaram ao fim.
A McLaren tem o direito de vetar qualquer pedido de uma equipe cliente adicional da Honda, mas deu permissão para que ela fornecesse à Sauber antes que o negócio acabasse.
Perguntado se a McLaren foi convidada a abençoar uma parceria Toro Rosso-Honda, o diretor executivo da McLaren, Zak Brown, disse que não comentaria nenhuma discussão “oficial”, mas revelou que a equipe foi contactada pela Red Bull sobre ajudar com uma caixa de câmbio.
“Nós abençoamos o arranjo com a Sauber, que nos pediu oficialmente, e começamos a trabalhar em uma caixa de câmbio”, disse Brown. “Não penso que seja apropriado divulgar as conversas que tivemos (sobre um acordo entre a Honda e Toro Rosso).
“O que eu diria é que apoiamos a Honda com um relacionamento com a Toro Rosso e que Christian (Horner) havia perguntado se nós estaríamos em posição de ajudar com uma caixa de câmbio, se pedisse”, completou ele.
Brown apareceu na conferência de imprensa pré-GP belga ao lado do chefe da Honda F1, Yusuke Hasegawa, e do chefe da equipe de Toro Rosso, Franz Tost. Hasegawa disse que a Honda “não pediu para iniciar uma conversa sobre a Toro Rosso com a McLaren, porque não tínhamos conversas oficiais”.
Perguntado se a Toro Rosso ainda era uma aspirante a um fornecimento de motor Honda em 2018, Hasegawa respondeu: “Eu acho que não. Nós não temos uma conversa oficial sobre isso”.
Tost foi perguntado se a Toro Rosso ficaria com os motores Renault imediatamente depois, mas apenas reiterou o argumento de que “nunca houve negociação oficial ou conversa entre Honda e Toro Rosso”.
câmbio, cliente, conferencia, diretor, discussão, franz tost, honda, mclaren, parceria, red bull, sauber, toro rosso, yusuke hasegawa, zak brown
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.