F1 – Mate revela o problema da Red Bull em 2019
segunda-feira, 25 de novembro de 2019 às 20:06
Verstappen comemora vitória no Brasil 2019
Por: Adauto Silva
Na segunda-feira após o GP do Brasil fui numa churrascaria com o Mate.
Quem é Mate (pronuncia-se Meit)? Ele é um membro da equipe Red Bull, que até julho de 2018 trabalhava na equipe Mercedes, quando o contrato dele com os alemães estava acabando e ele recebeu uma proposta – que considerou melhor – da Red Bull.
Eu o conheci no final de 2017 quando após o GP do Brasil fui jantar com o Dude e e ele levou o Mate. Os dois eram muito amigos na Mercedes, apesar da diferença de idade.
Mais do que um emprego, o Mate tem uma paixão absoluta por Formula 1. O objetivo de vida dele era trabalhar na F1. Apesar de ter cursado engenharia mecatrônica numa das melhores Universidades da Inglaterra, ele pegou a primeira oportunidade que conseguiu na F1 numa equipe sem expressão, basicamente sendo “trocador de pneus” no pitstop durante as corridas.
Mas ele se interessava tanto pelo o que fazia, que vivia atormentando os caras da Pirelli para saber tudo sobre os pneus. Ficou famoso no paddock por causa disso, até que a equipe Mercedes resolveu contratá-lo para um cargo melhor do que trocador de pneus.
E ele não ficou muito tempo lá. A Red Bull, o chamou para uma posição melhor ainda e ele foi. E já foi promovido de novo desde que chegou nos Touros. Sua admiração por Adrian Newey é patente, apesar do pouco contato que eles têm na equipe.
Nosso papo foi muito longo, ficamos comendo carne num rodízio ótimo por mais de 2 horas! E dessa vez ele bebeu somente água…
Abaixo, um resumo do que falamos!
Mate: Adrian é muito reservado e fala pouco, mas é um gênio.
Eu: Concordo (sobre a genialidade dele)!!
Mate: Caso os motores não tivessem mudado em 2014, a Red Bull continuaria vencendo todos os campeonatos até hoje por causa dele.
Eu: Mesmo ??
Mate: Talvez não todos, mas quase todos!
Eu: Por que você afirma isso ??
Mate: Porque os carros dele são todos muito bons, certamente melhores que os da concorrência. Temos um nível de downforce ótimo com bem menos arrasto que os prateados e vermelhos.
Eu: Então tudo se resumiu as UPs até hoje?
Mate: Adawtow, não tem como ganhar campeonatos com déficits de potência acima dos 70 hp, ou tem?
Eu: Acho que não…
Mate: Mesmo assim ganhamos corridas com déficits de 70, 50, 40 hps!
Eu: Realmente é impressionante !!
Mate: Muito, os outros não conseguem isso de jeito nenhum. Os carros do Adrian são obras de arte.
Eu: Mas o déficit hoje é muito menor, certo ??
Mate: 12 para a Mercedes e uns 50 para a Ferrari.
Eu: Pra Ferrari ainda está bem alto…
Mate: Mas estraçalhamos ontem em Interlagos, fora a pole que nos tiraram no México !!
Eu: O Max guiou muito…
Mate: Eu te falei, você acha que eu exagero, mas te falei isso. O garoto é aquele animal mesmo que você colocou no texto, finalmente você se rendeu…
Eu: Deu pra ler no tradutor?
Mate: Tranquilo, ainda mais que você já tinha me dito do que se tratava.
(mandei o link desse texto para ele com uma breve explicação do que se tratava)
Eu: Pô, sua saúde parece ótima para quem até ontem não conseguiu nem ir na classificação !!
Mate: Sábado a tarde e domingo de manhã me deram uma injeção do tipo “levanta defunto”
Eu: O que era? Eu também quero isso aí, minhas gripes demoram 20 dias pra passar !!
Mate: Cara, nem perguntei o que era porque fiquei com medo da resposta… Hahahahahahahaha
(risos gerais)
Eu: Voltando ao Max, não dá pra ver aquela tocada dele na TV. Dá pra ver que ele é agressivo e muito rápido, mas as nuances…
Mate: Isso é verdade. Você descreveu muito bem o freio-motor que ele usa e a provocada na traseira!
Eu: Ele sempre fez isso ??
Mate: Não, mudou esse ano. Começou num dos treinos livres na Áustria. Ele meio que errou a freada para a curva 3 e consertou daquele jeito. Quando ele voltou para o box e viu na telemetria que não tinha sido mais lento naquela curva, ele passou a desenvolver essa tocada provocando a traseira. Até tiramos um pouco de asa traseira para facilitar uma ligeira escapada. Aí ele foi à pista, o carro ganhou velocidade em reta, mas ficou arisco na freada. Então ele pediu freio motor máximo e na classificação já estava guiando quase assim como você viu no sábado.
Eu: Isso explica parte da velocidade em reta que o carro ganhou…
Mate: Exatamente.
Eu: O Albon vai com menos asa como o Max?
Mate: Está indo, mas tem sofridos uns acidentes…
Eu: Uau… isso explica muita coisa !!
Mate: Mas ele adaptou sua tocada a este carro bem melhor que Gasly, apesar do carro ter melhorado muito!
Eu: O que exatamente melhorou no carro do início do ano para depois?
Mate: Você sabe que o nosso carro é demais baseado na aero, certo? Todos são na F1, mas o nosso é mais ainda, por isso quase sempre usamos menos asa traseira do que os vermelhos e prateados.
Eu: Certo, isso já faz tempo…
Mate: O problema é que a asa dianteira mais larga introduzida pelo regulamento esse ano não “casou” com o nosso conceito aerodinâmico. A aero do resto do carro depende muito da asa dianteira, que determina o caminho do ar por baixo, pelos lados e por cima do carro. Se o ar sai de forma “errada” da asa dianteira, isso vai complicar todo o resto da aero. O carro estava difícil de acertar, estava arisco demais, muito suscetível a qualquer irregularidade da pista, ventos e etc, você sabe.
Eu: Sei mais ou menos, é melhor você explicar !!
Mate: Então, demoramos um pouco para entender isso e para otimizar tanto a asa dianteira, para continuar dentro do regulamento, como o resto do carro. Fizemos pequenas modificações na asa dianteira várias vezes, nem lembro quantas, três novos assoalhos, dois novos sidepods, bargeboards e difusor uns dois ou três diferentes também. O Gasly nesse meio tempo ficou bastante perdido, já que a Toro não usa o nosso conceito aero e ele não estava conseguindo entender o nosso carro. Lembra que eu te disse num certo ponto da temporada que ele ia usar o acerto do Max?
Eu: Lembro, até publiquei isso !!
Mate: Pois é, aí ficou mais difícil ainda, porque a tocada do Max estava mudando, o carro estava mudando e então ele ficou muito pra trás. Na Áustria, onde o Max mudou a tocada, o Gasly tomou 8 décimos no qualy e na corrida tomou 1 volta.
Eu: Foi um caminhão…
Mate: Depois teve a Alemanha, onde o Max ganhou de novo e o Gasly bateu…
Eu: Caramba, nem tinha me tocado… com a vitória de ontem são três vitórias do Max esse ano !! Vai ter a quarta em Abu Dhabi ??
Mate: Antes quero deixar claro que no México o Max tinha tudo para vencer, não fossem os dois incidentes (Hamilton na primeira curva e depois Bottas numa ultrapassagem) dos quais ele não teve culpa nenhuma. Mas acho que a Ferrari é favorita, caso não façam merda. Muita reta a nível do mar é a cara deles. O que eles precisam é não perder muito no setor 3 da pista.
Eu: Mas você descarta vitória lá ??
Mate: Não descarto, mas mesmo com o carro em seu melhor estado no ano e o Max guiando de maneira infernal, não somos os favoritos. Os prateados também costumam ir bem lá…
Eu: Falando nisso, tem falado com o Dude ??
Mate: Sempre, somos os melhores amigos-inimigos que você possa imaginar!!
(risos gerais)
Mate: Vocês dois se encontraram ontem… viu como nós nos falamos sempre?!
Eu: Vamos falar do futuro?
Mate: O futuro a Deus pertence!
Eu: Kkkkk…. vocês também tem esse ditado?
Mate: Como assim “vocês também tem”? Que eu saiba, esse ditado surgiu na Grã Bretanha!
Eu: Sério? Não sabia dessa… Bem, qual o futuro da Honda?
Mate: Tem que perguntar pra eles. É muito difícil tirar as coisas dos japas. Eles falam muito pouco. Eu adoro a questão das UPs, estou sempre pentelhando eles com isso, mas é difícil conseguir informações do que eles vão fazer!
Eu: A melhora do motor foi visível esse ano !!
Mate: Sem dúvida. Eles são muito focados, trabalham sem parar. Eu acho que eles vão ficar, Adawtow, mas isso é opinião minha. Eles passaram anos se fodendo aqui na F1 e agora que estamos praticamente lá com os prateados, acho que eles não devem desistir. A equipe está muito satisfeita com eles, muito!
Eu: Mas os resultados são meio parecidos de quando vocês usavam a UP Renault…
Mate: Não são, agora estão um pouco melhores e Max tem ótima chance de ser P3 no campeonato! E não é só isso. A equipe gosta muito da maneira como eles agem. Falam pouco, mas trabalham muito. E vão investir – já estão investindo – muito dinheiro na UP na próxima temporada!
Eu: E o motor dos Vermelhos ??????
Mate: Ahhhhhhhh…. essa é a pergunta de 1 milhão de dólares!
Eu: A teoria do fluxo de combustível levantada pela sua equipe…
Mate: É uma boa teoria para a classificação, não para a corrida!
Eu: Isso, um cara dos prateados me falou isso!
Mate: O Dude…
Eu: Não, um engenheiro de motor que o Dude me apresentou sábado na pista. Mas ele não tem tanta certeza que seja cambalacho no fluxo…
Mate: Você sabe porque o Christian levantou essa bola?
Eu: Nem imagino !!
Mate: Porque com isso, a FIA é obrigada a fazer uma verificação minuciosa desde o tanque de combustível até a câmara de combustão. E assim eles podem descobrir qualquer irregularidade no processo, não apenas no fluxo de combustível!
Eu: Uau… genial !!
Mate: Adawtow, tá tarde e amanhã tenho que ir cedo para o aeroporto!
Eu: Última pergunta: Todo mundo vai assinar as regras para 2021?
Mate: Pelo que estou sabendo, quem não assinar é porque não estará na Formula 1 em 2021.
Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva
Clique AQUI para apostar no GP de Abu Dhabi
adrian newey f1, comentarios f1, entrevista exclusiva f1, f1 2019, gp brasil f1, max verstappen, melhor site f1, red bull f1, verstappen f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.