F1 – Lotus: Bico duplo proporciona uma vantagem clara
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014 às 9:37
Bico do E22 da Lotus
O design único do bico duplo da Lotus provou ser uma vantagem na pista, de acordo com o diretor técnico Nick Chester.
“Pelos números aerodinâmicos que estamos recebendo do carro, parece estar tendo uma ótima performance”, declarou Chester ao ser questionado pelo site Autosport sobre o design. “Não vou dar um número do quão melhor nós acreditamos que é em relação ao bico baixo padrão, mas vimos o que acreditamos ser um benefício significativo, e é por isso que o adotamos”.
Chester admitiu que ficou surpreso por ninguém mais ter optado pelo conceito, principalmente porque a saída de membros da equipe permitiu que outras competidoras tomassem conhecimento da idéia.
James Key, diretor técnico da Toro Rosso, confirmou que a organização italiana havia considerado a idéia, enquanto James Allison, que deixou a Lotus para liderar a equipe técnica da Ferrari, também estava ciente do conceito.
“Sim, de certo modo”, disse Chester quando foi questionado se estava surpreso por ninguém ter copiado a idéia. “Sei que algumas equipes tiveram a sorte a visualizar a idéia bem cedo, e eu achava que uma ou duas delas talvez tentassem desenvolvê-la”.
“Uma coisa complicada com o bico é a dificuldade de desenvolvê-lo estruturalmente e fazer com que passe no teste de impacto. Obviamente, é uma estrutura diferente de um bico padrão, e foram necessárias várias versões para chegar ao ponto onde ficamos satisfeitos e passamos pelo teste de impacto”.
2014, aerodinâmica, autoracing, bahrain, bico, circuito, dados, diretor, duplo, equipe, f1, formula 1, formula-1, lotus, nick chester, noticias, pré-temporada, sakhir, tecnico, testes, vantagem
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.