F1 – Legalidade do duto-F faz parte do jogo, insiste Haug
quinta-feira, 29 de março de 2012 às 12:33Conteúdo patrocinado por: | ![]() |
Norbert Haug tentou afastar o debate sobre o duto-F questionando a solução do escapamento presente no carro da McLaren.
Algumas equipes – principalmente Red Bull, Lotus e Ferrari – reclamaram da configuração aerodinâmica do W03, argumentando que o banimento do duto-F proibiu sistemas similares que são acionados pelo movimento do piloto.
A Mercedes afirma que seu novo duto-F é inteiramente passivo e ativado não pelo piloto, mas pelo sistema DRS da asa traseira. Até agora, a FIA concorda, mas isso deu origem a sugestões de que a Mercedes só está andando bem na classificação por causa de seu duto-F questionável, antes de enfrentar dificuldades na corrida, quando o uso do DRS é bem mais limitado.
“Temos de conviver com isso até sermos mais velozes na corrida, mas não é verdade que não temos um bom carro”, declarou Haug, chefe de competição da marca alemã, à Sport Bild. “Somos uma equipe séria que não precisa disfarçar nada; nos preparamos bem nos testes de inverno”.
O chefe da equipe, Ross Brawn, disse recentemente que suspeita que toda a polêmica em relação ao duto-F da Mercedes é uma distração quando se trata das soluções do escapamento adotadas por algumas de suas rivais após a proibição do difusor soprado.
Haug concorda que a solução da McLaren, por exemplo “provavelmente não é o que a FIA tinha em mente quando o difusor soprado foi banido”. Mas ele também disse que a Mercedes não está ameaçando protestar contra a equipe britânica. “Um pedido de esclarecimento à FIA é legítimo, caso contrário poderíamos estar perdendo um truque. Faz parte do jogo”.
autoracing, banimento, chefe, competição, difusor, duto f, duvidas, equipe, escapamento, f1, legalidade, mclaren, mercedes, norbert haug, noticias, ross brawn, soprado
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.