F1 – Horner: Sensores de combustível podem decidir corridas
quarta-feira, 26 de março de 2014 às 10:13
Christian Horner
A Fórmula 1 corre o risco de ter o resultado das corridas decidido pela precisão dos sensores de fluxo de combustível se os dirigentes da categoria não encontrarem um modo mais confiável de policiar a situação, avisou Christian Horner, chefe da Red Bull.
“Nós precisamos encontrar uma maneira melhor – principalmente quando as margens são tão pequenas e o impacto na performance é tão significativo”, declarou ele ao site Autosport. “Dependendo da calibragem do seu sensor, isso vai determinar sua competitividade, o que é completamente errado”.
“As equipes acabarão comprando centenas de sensores, como algumas fabricantes de motores já fizeram, para tentar escolher o melhor. É como os truques no kart, onde você testa carburadores para tentar descobrir quais são os melhores. Creio que não é um modo aceitável de seguir em frente”.
Horner avalia que as equipes e a FIA precisam elaborar um plano que deixe todos satisfeitos com a precisão das leituras do sensor de fluxo de combustível.
“Nós sabemos que os sensores de combustível de alguns carros nem sequer funcionaram em Melbourne – portanto, precisamos encontrar uma maneira mais robusta de ter confiança nas medições da FIA”.
“E acredito que cabe às equipes, ao pessoal técnico e à FIA encontrar uma solução, porque há muito em jogo para depender de um sensor que apresenta variações ou não é confiável. A Fórmula 1 custa milhões de dólares. É necessário haver uma forma de medição melhor do que a atual”.
Horner sugeriu que talvez a Fórmula 1 esteja errada ao confiar em um único sensor de combustível no carro.
“Em um avião, eles têm três sensores e acreditam na média entre esses sensores. Se um deles apresentar variação, os outros dois contam. Acho que é uma tecnologia bastante imatura na Fórmula 1, e estamos tentando confiar em um sensor que vem provando ser problemático”.
2014, abertura, australia, autoracing, chefe, Christian Horner, combustível, corridas, daniel ricciardo, decisão, desclassificação, equipe, f1, fluxo, formula 1, formula-1, gp, melbourne, noticias, polemica, red bull, sensor, temporada
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.