F1 – Hill diz que Senna ficaria horrorizado com a pista atual de Imola
quarta-feira, 21 de abril de 2021 às 13:16
Largada em Imola 1994
O campeão mundial de 1996, Damon Hill, tem certeza que Ayrton Senna e Roland Ratzenberger ficariam “horrorizados” com a pista de Imola pós-1994.
O GP de San Marino de 1994 sempre será lembrado como o momento de uma das maiores tragédias na Fórmula 1. Ratzenberger foi morto durante a classificação para uma corrida que tirou a vida do tricampeão mundial Senna.
Esses incidentes levaram a modificações na pista de Imola, em particular na curva Tamburello, onde ocorreu o acidente fatal de Senna. Em 2008, dois anos após o último GP de San Marino, outras reformas foram concluídas na pista.
De volta ao calendário da Fórmula 1 pela segunda temporada consecutiva, Ímola permanece uma pista da velha escola onde a brita é um “perigo” constante, apresentando um raro desafio para os atuais pilotos de Fórmula 1 que estão mais acostumados a grandes áreas de escape asfaltadas.
Mas Hill ainda acredita que Senna e Ratzenberger ficariam “horrorizados” com a Imola pós-1994.
“A pista mostrou que todos são vulneráveis e vimos uma infinidade de erros”, disse Hill no podcast da F1 Nation.
“Acho que, de alguma forma, perdemos um pouco dessa dificuldade e acho que os pilotos foram pegos pelas dificuldades que ainda restam na pista, e acho que você pode extrapolar isso para a reação de George Russell, depois de descobrir que não é tão fácil assim ultrapassar em uma pista estreita e úmida a 300 kph.
“Então era assim que costumava ser. Lamento dizer isso, mas a pista foi mudada depois de Imola de 94 e acho que se Roland e Ayrton pudessem voltar hoje, eles ficariam horrorizados com algumas das mudanças porque eu acho que eles sempre consideraram que o desafio da Fórmula 1 é também o risco e a dificuldade, e talvez a punição imediata por erros.
“Tenho certeza de que vou chatear as pessoas com isso, mas acho que é muito fácil se você puder cometer um erro e depois poder voltar à pista sem problemas.”
“Se você puder fazer uma curva de pé cravado e a punição é que você apenas perde um pouco de tempo porque você saiu da pista, mas pode voltar novamente, então isso não é realmente colocar o piloto à prova.”
“Deve ser complicado, deve ser difícil, deve ser um pouco arriscado também. Quero dizer, Suzuka, não há perdão em Suzuka e vou te dizer uma coisa, eles não saem muito da pista em Suzuka.”
Apesar do que Hill disse sobre Suzuka, ela é hoje uma pista muitíssimo mais “permissiva” do que era no século passado, onde realmente todas as áreas de escape eram de brita ou grama. Mansell, Hill e muitos outros perderam corridas lá, deixaram de fazer poles ou bateram forte na 130R justamente porque era uma pista que não perdoava qualquer erro.
ayrton senna, damon hill, f1 autoracing, f1 comentarios, f1 imola, f1 melhor site, f1 perigo, roland ratzenberger, senna imola
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.