F1 – Hamilton mantém vitória após pit stop abortado
domingo, 22 de julho de 2018 às 14:46
Lewis Hamilton
A vitória espetacular de Lewis Hamilton esteve sob ameaça depois que ele foi convocado pelos comissários devido a um pit stop abortado durante o período do safety car no Grande Prêmio da Alemanha.
Os comissários o convocaram para investigar uma possível violação do Código Esportivo da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), quando ele cruzou uma linha entre a pista de entrada dos boxes e o circuito em si, o que é proibido. Mas ele acabou sofrendo apenas uma advertência.
Hamilton saiu do 14º lugar do grid para vencer a prova e recuperar a liderança do campeonato mundial depois que o rival Sebastian Vettel caiu nas condições úmidas.
Hamilton optou por ficar de fora dos boxes com seus pneus ultramacios durante o período de Safety Car que se seguiu ao acidente de Vettel, desviando-se dos boxes e cruzando um pedaço de grama para voltar à reta. Como sua vitória foi por apenas 4s5, qualquer penalização a afetaria.
“Ficou claro que houve uma violação da regra acima mencionada – o piloto cruzou claramente a linha que separa a entrada dos pits da pista”, disse um comunicado oficial. “Ao decidir sobre a penalidade pela infração, levamos em consideração os seguintes fatores atenuantes:
“(1) O piloto e a equipe admitiram abertamente o erro e o fato de que havia confusão dentro da equipe quanto a ficar de fora ou entrar nos boxes e que levou à infração.
“(2) O fato de a infração ter ocorrido durante um período de Safety Car.
“(3) Em nenhum momento houve qualquer perigo para qualquer outro concorrente e a mudança de direção foi executada de forma segura.
“Considerando todos os itens acima, incluindo a consideração de infrações anteriores à regra acima, somos de opinião que uma reprimenda seria a penalidade apropriada para a dita violação nesta ocasião”, completou.
alemanha, campeonato, código, comissários, fia, lewis hamilton, pit stop, safety car, Sebastian Vettel, vitoria
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.