F1 – Halo não foi projetado para acidentes do tipo com Massa, diz Lowe
sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018 às 12:12
Mola que feriu Felipe Massa
O diretor técnico da Williams, Paddy Lowe, deu seu forte apoio ao novo Halo e abordou uma das frequentes críticas à nova estrutura de segurança.
“Por trás das cenas eu tenho sido um grande defensor de fazer algumas melhorias nessa área”, disse Lowe. “É o maior risco restante na Fórmula 1 para os pilotos. Particularmente com os nossos jovens pilotos pensando em sua segurança, acho que é muito importante”.
Lowe reconheceu que a decisão da FIA de introduzir a estrutura tinha sido “controversa”, mas ele previu que “pela segunda corrida, ninguém vai notar mais”.
Ele apontou que o Halo tem como objetivo proteger os pilotos de grandes fragmentos em vez de detritos menores, como a mola que atingiu Felipe Massa em Hungaroring em 2009.
“Tenha em mente que este dispositivo não se destina a pequenos detritos, como a mola que atingiu Felipe alguns anos atrás”, disse ele. “Isso foi posto para proteger de carros inteiros, ou talvez rodas, que podem vir acima da cabeça de piloto. Então, é preciso suportar cargas incrivelmente altas”.
“Foi um grande desafio técnico”, acrescentou. “Muitas pessoas falam sobre o efeito aerodinâmico, realmente insignificante, colocamos algo em torno do Halo para tentar mitigar as perdas aerodinâmicas, mas são muito insignificantes”.
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