F1 – Grosjean: Perder o primeiro treino torna a corrida ‘muito mais difícil’
quarta-feira, 20 de maio de 2015 às 13:53
Romain Grosjean
Romain Grosjean disse que é “muito mais difícil” definir o ajuste ideal para seu carro quando continua tendo que ficar de fora na primeira sessão de treinos.
Grosjean teve de ceder seu carro para o piloto de testes Jolyon Palmer durante o primeiro treino nas últimas três corridas e foi confirmado em Mônaco que terá de fazê-lo mais sete vezes este ano.
Não houve uma explicação por que ele, e não Pastor Maldonado, tem de ceder o assento, mas o patrocínio que Maldonado e Palmer trazem para a equipe pode ser a razão.
“Isto afeta muito em termos de preparação para o fim de semana”, disse Grosjean, quando perguntado sobre a desvantagem de perder o primeiro treino.
“O TL1 é normalmente onde testamos novos componentes aerodinâmicos e podemos fazer comparações. Você costuma fazer três saídas de cinco, seis voltas cronometradas e avalia quais os melhores componentes para o fim de semana e começa a ter primeira ideia como o carro está e pode fazer uma mudança de ajuste para o TL2”.
“Quando você só começa no segundo treino, dá cinco voltas cronometradas com os pneus mais duros, três voltas nos pneus mais macios, e então tem que começar suas saídas longas. Por isso, é muito mais difícil escolher qual o ajuste correto”.
“Você pode fazer algumas mudanças durante a noite, mas na manhã de sábado não é a mesma carga de combustível, não é a mesma condição de pista. Sim, isto afeta você”.
“Acredito ser esta a razão de nem todas as equipes fazerem isso, pois quanto mais tempo for gasto no carro, melhor, especialmente quando temos muito poucos testes no ano”.
aerodinâmicos, ajuste, carga, combustível, componentes, condição, correto, f1, ideal, jolyon palmer, monaco, mudança, pastor maldonado, preparação, primeira sessão, romain grosjean, testes, tl1, tl2
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.