F1 – GP do Japão 2015 – Preview Autoracing
quarta-feira, 23 de setembro de 2015 às 14:14
Hamilton ultrapassa Rosberg por fora em Suzuka 2014
Horário dos treinos e corrida
Quinta-feira, 24 de Setembro de 2015
Treino Livre 1 22:00 – 23:30 (SporTV)
Sexta-feira, 25 de Setembro de 2015
Treino Livre 2 02:00 – 03:30 (SporTV)
Sábado, 26 de Setembro de 2015
Treino Livre 3 00:00 – 01:00 (SporTV)
Classificação 03:00 – 04:00 (SporTV)
Domingo, 27 de Setembro de 2015
Corrida 02:00 (Globo)
Circuito de Suzuka – Japão
Suzuka, além de espetacular e extremamente técnica, é uma das poucas pistas clássicas que ainda continua no calendário da F1 e incorpora uma grande variedade de curvas exigentes, como a bem conhecida Spoon e a 130R no final da reta oposta, que com a menor pressão aerodinâmica dos carros atuais, pode se tornar novamente um grande desafio. A pista é uma das mais reverenciadas no mundo pelos pilotos, o que explica porque 19 dos últimos 20 GPs foram vencidos por campeões mundiais.
Projetada e construída em 1962 pelo holandês John Hugenholz, o Hermann Tilke da época, Suzuka é uma ‘pista de pilotos por excelência’. Seu desenho em forma de oito é único, sua seqüência de curvas rápidas e os fãs japoneses apaixonados e educados fazem desta uma das mais clássicas corridas da temporada.
Eficiência aerodinâmica é crucial, particularmente através das oito curvas que compõem o primeiro setor, na famosa sequência dos ‘Esses”, onde todas as curvas são contornadas a velocidades acima dos 200 kph. Importante, Suzuka permanece praticamente inalterada desde que foi incluída no calendário da F1 em 1987.

Suzuka fica a 388 km ao sul de Tóquio
Freada para a Curva 16 (Chicane)
Velocidade inicial | 302 km/h |
Velocidade final | 84 km/h |
Distância de frenagem | 146 metros |
Tempo de frenagem | 1.6 segundos |
Desaceleração máxima | 4,12 g |
Pressão no pedal do freio | 145 kg |
Potência de frenagem | 1668 kw |
Pista de Suzuka

Tamanho da pista | 5,807 km |
Número de voltas | 53 |
Corrida total | 307,471 km |
Recorde da volta | 1’31.540 (228.372 kph) por Kimi Räikkönen, 2005 |
Volta mais rápida | 1’28.954 (235.011 kph) por Michael Schumacher, 2006 |
Velocidade máxima | 315 kph |
Aceleração plena | 70% |
Consumo de pneu | Alto |
Consumo de freio | Baixo |
Nível de downforce | 8/10 |
Troca de marchas por volta | 48 |
Consumo por volta | 1,8 kg (2,8 kg em 2013) |
Perda no pit lane | 21 segundos |
Pneu principal em 2015 | Duro |
Pneu opcional em 2015 | Médio |
Zonas de DRS | somente 1 na reta do box |
Melhor tempo no TL1 em 2014 | 1’35.461 – Nico Rosberg |
Melhor tempo no TL2 em 2014 | 1’35.078 – Lewis Hamilton |
Melhor tempo no TL3 em 2014 | 1’33.228 – Nico Rosberg |
Pole em 2014 | 1’32.506 – Nico Rosberg |
Vencedor em 2014 | 1:51’43.021 – Lewis Hamilton |
Últimos resultados em Suzuka
Vitórias | |
2014 | Lewis Hamilton |
2013 | Sebastian Vettel |
2012 | Sebastian Vettel |
2011 | Jenson Button |
Poles | |
2014 | Nico Rosberg |
2013 | Mark Webber |
2012 | Sebastian Vettel |
2011 | Sebastian Vettel |
VMR | |
2014 | Lewis Hamilton |
2013 | Mark Webber |
2012 | Sebastian Vettel |
2011 | Jenson Button |
Previsão do tempo para Suzuka
Sexta-feira
Mínima de 19º e máxima de 24º
Chuvoso, 70% de possibilidades de chuva pela manhã
Sábado
Mínima de 18º e máxima de 26º
Parcialmente nublado, 20% de possibilidades de chuva
Domingo
Mínima de 16º e máxima de 26º
Ensolarado, 10% de possibilidades de chuva
Bolsa de apostas em Londres
Paga x/y apostado
Piloto | Vitória | Pole | Pódio | Pontos | VMR |
Lewis Hamilton | 4/6 | 4/9 | 1/5 | 1/10 | 6/5 |
Nico Rosberg | 100/30 | 11/4 | 1/4 | 1/10 | 100/30 |
Sebastian Vettel | 7/2 | 6/1 | 4/9 | 1/9 | 7/1 |
Kimi Raikkonen | 16/1 | 20/1 | 7/2 | 1/6 | 10/1 |
Daniel Ricciardo | 22/1 | 40/1 | 11/2 | 1/5 | 16/1 |
Valtteri Bottas | 40/1 | 80/1 | 8/1 | 1/5 | 28/1 |
Daniil Kvyat | 50/1 | 66/1 | 8/1 | 1/3 | 22/1 |
Felipe Massa | 50/1 | 80/1 | 9/1 | 2/9 | 33/1 |
Nico Hulkenberg | 200/1 | 400/1 | 16/1 | 1/8 | 28/1 |
Sergio Perez | 200/1 | 400/1 | 16/1 | 1/8 | 28/1 |
Max Verstappen | 400/1 | 400/1 | 28/1 | 5/4 | 50/1 |
Romain Grosjean | 400/1 | 500/1 | 18/1 | 8/11 | 40/1 |
Carlos Sainz | 500/1 | 500/1 | 33/1 | 11/8 | 50/1 |
Pastor Maldonado | 750/1 | 1000/1 | 40/1 | 7/4 | 66/1 |
Fernando Alonso | 1000/1 | 1000/1 | 100/1 | 3/1 | 100/1 |
Jenson Button | 1000/1 | 1000/1 | 100/1 | 3/1 | 100/1 |
Felipe Nasr | 2000/1 | 2000/1 | 250/1 | 3/1 | 150/1 |
Marcus Ericsson | 2000/1 | 2000/1 | 250/1 | 3/1 | 150/1 |
Alexander Rossi | 5000/1 | 5000/1 | 2000/1 | 50/1 | 1500/1 |
Will Stevens | 5000/1 | 5000/1 | 2000/1 | 50/1 | 1500/1 |
Pole onboard de Nico Rosberg em 2014 x Hamilton
bolsa apostas f1, clima suzuka f1, gp japao 2015, horarios treinos e corrida f1 japao, previa gp japao, suzuka onboard pole, video onboard f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.