F1 – GP do Japão 2014 – Preview Autoracing
quarta-feira, 1 de outubro de 2014 às 13:50
Felipe Massa em Suzuka 2013
Horário dos treinos e corrida
Quinta-feira, 02 de Outubro de 2014
Treino Livre 1 22:00 – 23:30 (SporTV)
Sexta-feira, 03 de Outubro de 2014
Treino Livre 2 02:00 – 03:30 (SporTV)
Treino Livre 3 23:00 – 00:00 (SporTV)
Sábado, 04 de Outubro de 2014
Classificação 02:00 (SporTV)
Domingo, 05 de Outubro de 2014
Corrida 03:00 (Globo)
Circuito de Suzuka – Japão
Suzuka é uma das poucas pistas clássicas que ainda continua no calendário da F1 e incorpora uma grande variedade de curvas exigentes, como a bem conhecida Spoon e a 130R no final da reta oposta, que com a menor pressão aerodinâmica dos carros atuais, pode se tornar novamente um grande desafio. A pista é uma das mais reverenciadas no mundo pelos pilotos, o que explica porque 18 dos últimos 19 GPs foram vencidos por campeões mundiais.
Projetada e construída em 1962 pelo holandês John Hugenholz, o Hermann Tilke da época, Suzuka é uma ‘pista de pilotos por excelência’. Seu desenho em forma de oito é único, sua seqüência de curvas rápidas e os fãs japoneses apaixonados e educados fazem desta uma das mais clássicas corridas da temporada. Eficiência aerodinâmica é crucial, particularmente através das oito curvas que compõem o primeiro setor. Importante, Suzuka permanece praticamente inalterada desde que foi incluída no calendário da F1 em 1987.
Freada para a Curva 16 (Chicane)
Velocidade inicial | 295 km/h |
Velocidade final | 89 km/h |
Distância de frenagem | 123 metros |
Tempo de frenagem | 2.5 segundos |
Desaceleração máxima | 4,12 g |
Pressão no pedal do freio | 112 kg |
Potência de frenagem | 1512 kw |
Pista de Suzuka

Tamanho da pista | 5.807km |
Número de voltas | 53 |
Corrida total | 307.471km |
Recorde da volta | 1’31.540 (228.372 kph) por Kimi Räikkönen, 2005 |
Volta mais rápida | 1’28.954 (235.011 kph) por Michael Schumacher, 2006 |
Velocidade máxima | 315 kph |
Aceleração plena | 70% |
Consumo de pneu | Alto |
Consumo de freio | Baixo |
Nível de downforce | 8/10 |
Troca de marchas por volta | 48 |
Consumo por volta | 1,8 kg (2,8 kg em 2013) |
Perda no pit lane | 21 segundos |
Pneu principal em 2014 | Duro |
Pneu opcional em 2014 | Médio |
Zonas de DRS | somente 1 na reta do box |
Melhor tempo no TL1 em 2013 | 1’34.157 – Lewis Hamilton |
Melhor tempo no TL2 em 2013 | 1’33.852 – Sebastian Vettel |
Melhor tempo no TL3 em 2013 | 1’32.053 – Mark Webber |
Pole em 2013 | 1’30.915 – Mark Webber |
Vencedor em 2013 | 1:26’49.301 – Sebastian Vettel |
Últimos resultados em Suzuka
Vitórias | |
2013 | Sebastian Vettel |
2012 | Sebastian Vettel |
2011 | Jenson Button |
Poles | |
2013 | Mark Webber |
2012 | Sebastian Vettel |
2011 | Sebastian Vettel |
VMR | |
2013 | Mark Webber |
2012 | Sebastian Vettel |
2011 | Jenson Button |
Previsão do tempo para Suzuka
Sexta-feira
Mínima de 18º e máxima de 27º
Nublado, 20% de possibilidades de chuva pela manhã
Sábado
Mínima de 16º e máxima de 25º
Parcialmente nublado, 10% de possibilidades de chuva
Domingo
Mínima de 17º e máxima de 22º
Chuvoso, 95% de possibilidades de chuva
Bolsa de apostas em Londres
Paga x/y apostado
Piloto | Vitória | Pole | Pódio | Pontos | VMR |
Lewis Hamilton | 8/11 | 4/6 | 2/9 | 1/7 | 5/4 |
Nico Rosberg | 2/1 | 7/4 | 1/4 | 1/7 | 9/4 |
Daniel Ricciardo | 8/1 | 12/1 | 8/11 | 1/6 | 10/1 |
Sebastian Vettel | 11/1 | 14/1 | 6/4 | 2/11 | 10/1 |
Fernando Alonso | 22/1 | 28/1 | 5/2 | 1/7 | 16/1 |
Valtteri Bottas | 28/1 | 22/1 | 9/4 | 1/5 | 14/1 |
Felipe Massa | 40/1 | 28/1 | 5/1 | 1/4 | 16/1 |
Kimi Raikkonen | 80/1 | 100/1 | 10/1 | 2/7 | 28/1 |
Jenson Button | 150/1 | 200/1 | 22/1 | 4/11 | 33/1 |
Kevin Magnussen | 200/1 | 250/1 | 25/1 | 1/2 | 50/1 |
Nico Hulkenberg | 500/1 | 250/1 | 40/1 | 1/2 | 40/1 |
Sergio Perez | 500/1 | 300/1 | 40/1 | 1/8 | 40/1 |
Daniil Kvyat | 1000/1 | 300/1 | 80/1 | 10/11 | 66/1 |
Jean‐Eric Vergne | 1000/1 | 300/1 | 80/1 | 5/6 | 66/1 |
Adrian Sutil | 2000/1 | 2000/1 | 1500/1 | 11/1 | 1000/1 |
Esteban Gutierrez | 2000/1 | 2000/1 | 1500/1 | 14/1 | 1000/1 |
Pastor Maldonado | 2000/1 | 2000/1 | 500/1 | 7/1 | 250/1 |
Romain Grosjean | 2000/1 | 2000/1 | 500/1 | 6/1 | 200/1 |
Jules Bianchi | 3000/1 | 5000/1 | 3000/1 | 66/1 | 2500/1 |
Kamui Kobayashi | 5000/1 | 5000/1 | 3000/1 | 66/1 | 2500/1 |
Marcus Ericsson | 5000/1 | 5000/1 | 3000/1 | 66/1 | 2500/1 |
Max Chilton | 5000/1 | 5000/1 | 3000/1 | 66/1 | 2500/1 |
Pole onboard de Mark Webber em 2013
bolsa de apostas formula 1 em londres, clima em suzuka, dados pista suzuka, gp japao 2014, horarios treinos e corrida suzuka 2014, suzuka f1, video pole suzuka f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.