F1 – GP do Brasil tem a maior audiência televisiva do mundo
domingo, 8 de dezembro de 2019 às 14:24
GP do Brasil de 2019 de Formula 1
Por: Adauto Silva
O GP do Brasil de Formula 1 continua tendo a maior audiência televisiva do mundo. Os números de 2019, que aumentaram em relação aos de 2018, ainda não saíram, mas tudo indica que essa tendência – que já tem mais de duas décadas – continua forte.
Existem várias explicações para isso. O fato de ser uma corrida muito tradicional no calendário desde 1972 – 47 anos ininterruptos -, o fato de ser uma corrida que normalmente é bastante disputada e muitas vezes ter decidido o campeonato, o fato dos pilotos gostarem muito da pista de Interlagos e principalmente o horário europeu em que a corrida é disputada aqui no Brasil.
O GP do Brasil é transmitido ao vivo para a Europa em horário nobre lá, domingo a noite, quando há pouca concorrência em alguns países com outros esportes e nenhuma concorrência em muitos países.
Em 2018 o GP do Brasil foi assistido ao vivo por 115,2 milhões de espectadores no mundo, quase o dobro do segundo GP de maior audiência, que foi o GP da China, que teve 68 milhões de espectadores. A terceira mais audiência foi surpreendentemente o GP dos EUA, com 34,2 milhões de espectadores
Em outras palavras, o GP do Brasil de F1 foi responsável sozinho por 23.5% de toda a audiência televisiva mundial que a Formula 1 teve no ano inteiro de 2019.
E essa é a razão pela qual o GP do Brasil conseguiu negociar um pagamento de taxa zero para a Liberty Media, assim como tinha negociado com a FOM de Bernie Ecclestone. O não pagamento da taxa é largamente compensado pelos valores que as emissoras de TV conseguem vender seus pacotes de transmissão para os patrocinadores repassando parte desse valores para a Liberty Media, como repassava para a FOM de Ecclestone.
E o GP do Brasil, por ser disparado o de maior audiência do mundo, é a parte mais importante do pacote de todas as emissoras de TV no planeta que transmitem a F1.
A Rede Globo, por exemplo, que paga um valor substancial à Liberty Media para transmitir todas as corridas do calendário para o Brasil ao vivo – 19 em TV aberta e 3 em TV fechada para 2020 – vai faturar R$ 592 milhões em 2020 com as 6 cotas de patrocínio já vendidas.
Até hoje era um negócio bom para todos, o famoso “win-win” (onde todos ganham) que toda e qualquer negociação comercial tem como objetivo, se quiser ser duradoura.
Por que “era”? Porque a guerra dos nossos políticos geniais para levar o GP do Brasil para o Rio de Janeiro numa pista que ainda não existe e tem pouquíssima chance de se materializar, conforme matéria publicada ontem pelo Autoracing, vai fazer com que o Brasil passe de “pagamento zero” para centenas de milhões para manter o GP do Brasil de Formula 1.
Eu acho que vou fugir para as colinas…
Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva
Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas
audiencia formula 1, audiencia gp do brasil f1, comentarios f1, f1 2020, f1 maior audiencia do mundo, fom. poíticos geniais, interlagos, liberty media, melhor site f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.