F1 – GP da Espanha 2015 – Preview Autoracing
quarta-feira, 6 de maio de 2015 às 13:10
Largada de 2014 em Barcelona
Horário dos treinos e corrida
Sexta-feira, 08 de Maio de 2015
Treino Livre 1 05:00 – 06:30 (SporTV)
Treino Livre 2 09:00 – 10:30 (SporTV)
Sábado, 09 de Maio de 2015
Treino Livre 3 06:00 – 07:00 (SporTV)
Classificação 09:00 – 10:00 (SporTV)
Domingo, 10 de Maio de 2015
Corrida 09:00 (Globo)
Pista de Barcelona – Espanha
O Circuit de Catalunya foi concluído em setembro de 1991 e desde então tem sido palco do GP da Espanha de F1. Este é o 25º ano consecutivo em que pilotos e equipes enfrentarão uma pista com desenho fluido e curvas longas, aerodinamicamente críticas.
Apenas três das 16 curvas são contornadas a velocidades inferiores a 100 km/h; o resto são curvas de média e alta velocidade que recompensam níveis eficientes de downforce aerodinâmico. Há também duas longas retas, por isso um carro que tem bom desempenho em Barcelona geralmente funciona bem na maioria das pistas do calendário.
Houve várias alterações no layout ao longo dos anos, o mais recente veio em 2007, quando uma chicane foi adicionada no setor final, aumentando o comprimento da pista em 28 metros e reduzindo a velocidade média da volta em 12 km/h.
A distância da pole position para o ápice da curva um é de 730 metros – a mais longa de toda a temporada. Como resultado, uma boa largada é vital, porque muitas posições podem ser ganhas e perdidas durante os primeiros 10 segundos de corrida, antes de os carros frearem para a Curva 1.
A combinação de um asfalto velho e abrasivo com curvas de alta velocidade de raio longo, torna esta uma corrida muito exigente para os pneus – em particular para o pneu dianteiro esquerdo. Para lidar com essas tensões, a fornecedora leva os dois compostos mais duros para Barcelona: Duro e médio.
Freada para a Curva 1
Velocidade inicial | 321 km/h |
Velocidade final | 136 km/h |
Distância de frenagem | 78 metros |
Tempo de frenagem | 1,17 segundos |
Desaceleração máxima | 5,36 g |
Pressão no pedal do freio | 129 kg |
Potência de frenagem | 2107 kw |
Circuit de Catalunya
Tamanho da pista: | 4,655 km |
Corrida total: | 66 voltas / 307,104 km |
Aceleração plena: | 59% |
Velocidade máxima: | 321 kph |
Maior tempo de aceleração plena: | 17s / 1.310 metros |
Curvas direita/esquerda: | 09/07 |
Consumo de pneu: | Alto |
Consumo de freio: | Baixo |
Nível de downforce: | Alto |
Troca de marchas por volta: | 45 |
Compostos de pneus para 2015: | Duro (principal), Médio (opcional) |
Consumo por volta: | 1,51kg |
Perda no pit lane: | 17 segundos |
Zonas de DRS | 2, reta principal e reta oposta |
Melhor tempo no TL1 em 2014 | 1’27.023 – Lewis Hamilton |
Melhor tempo no TL2 em 2014 | 1’25.524 – Lewis Hamilton |
Melhor tempo no TL3 em 2014 | 1’25.887 – Nico Rosberg |
Pole em 2014 | 1’25.232 – Lewis Hamilton |
Vencedor em 2014 | 1:41’05.155- Lewis Hamilton |
Últimos resultados em Barcelona
Vitórias | |
2014 | Lewis Hamilton |
2013 | Fernando Alonso |
2012 | Pastor Maldonado |
2011 | Sebastian Vettel |
Poles | |
2014 | Lewis Hamilton |
2013 | Nico Rosberg |
2012 | Pastor Maldonado |
2011 | Mark Webber |
VMR | |
2014 | Sebastian Vettel |
2013 | Esteban Gutierrez |
2012 | Romain Grosjean |
2011 | Lewis Hamilton |
Previsão do tempo para Barcelona
Sexta-feira
Mínima de 16º e máxima de 23º
Ensolarado, sem possibilidade de chuva no TL1 e TL2
Sábado
Mínima de 16º e máxima de 22º
Ensolarado, 5% de possibilidade de chuva no TL3 e na classificação
Domingo
Mínima de 15º e máxima de 20º
Ensolarado, 10% de possibilidade de chuva na corrida
Bolsa de apostas em Londres
Paga y/x apostado
Piloto | Vitória | Pole | Pódio | Pontos | VMR |
Lewis Hamilton | 1/2 | 1/3 | 1/8 | 1/12 | 4/5 |
Nico Rosberg | 3/1 | 5/2 | 1/7 | 1/12 | 9/4 |
Sebastian Vettel | 7/1 | 7/1 | 1/3 | 1/8 | 11/2 |
Kimi Raikkonen | 8/1 | 16/1 | 4/6 | 1/7 | 11/2 |
Felipe Massa | 80/1 | 100/1 | 8/1 | 1/7 | 66/1 |
Valtteri Bottas | 80/1 | 100/1 | 7/1 | 1/7 | 66/1 |
Daniel Ricciardo | 300/1 | 500/1 | 25/1 | 2/7 | 125/1 |
Daniil Kvyat | 500/1 | 750/1 | 80/1 | 8/11 | 200/1 |
Pastor Maldonado | 500/1 | 1500/1 | 100/1 | 8/11 | 125/1 |
Romain Grosjean | 500/1 | 1500/1 | 66/1 | 2/5 | 100/1 |
Fernando Alonso | 750/1 | 1500/1 | 100/1 | 5/4 | 200/1 |
Jenson Button | 750/1 | 1500/1 | 100/1 | 6/4 | 200/1 |
Felipe Nasr | 1000/1 | 2500/1 | 200/1 | 6/4 | 200/1 |
Marcus Ericsson | 1000/1 | 2500/1 | 200/1 | 6/4 | 200/1 |
Carlos Sainz | 1500/1 | 2500/1 | 250/1 | 11/8 | 200/1 |
Max Verstappen | 1500/1 | 2500/1 | 250/1 | 11/8 | 200/1 |
Nico Hulkenberg | 1500/1 | 5000/1 | 250/1 | 5/2 | 400/1 |
Sergio Perez | 1500/1 | 5000/1 | 250/1 | 5/2 | 400/1 |
Roberto Merhi | 5000/1 | 5000/1 | 1000/1 | 66/1 | 5000/1 |
Will Stevens | 5000/1 | 5000/1 | 1000/1 | 66/1 | 5000/1 |
VMR* – Volta Mais Rápida
Onboard da pole de Hamilton em 2014 vs Nico Rosberg 2013
Repare como o carro de 2014 tem muito menos downforce e por isso perde demais nas curvas para o carro de 2013.
bolsa de apostas londres, clima gp espanha 2015, horarios terinos e corrida f1 espanha, previa gp espanha 2015, video pole onboard hamilton
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.