F1 – Governo da Mongólia pede atitude da ONU contra Verstappen e Red Bull
terça-feira, 3 de novembro de 2020 às 9:06
Christian Horner, Max Verstappen e Helmut Marko
O governo da Mongólia enviou uma carta à FIA na qual expressou sua insatisfação com as declarações de Max Verstappen durante o GP de Portugal.
Uma segunda carta foi adicionada nesta semana e desta vez inclusive foi enviada para a Organização das Nações Unidas (ONU). A Mongólia continua exigindo publicamente desculpas de Verstappen.
Em Portimão, o piloto da Red Bull usou palavras pejorativas quando bateu com Lance Stroll nos treinos livres. Portanto, o ministro de relações exteriores escreveu uma carta para Verstappen e a Red Bull, mas a resposta não foi a desejada.
É uma “questão séria”, de acordo com Lundeg Purevsuren, embaixador global e representante da Mongólia na ONU. “Em ambos os casos, ele se recusou a se desculpar publicamente por usar palavras baseadas no termo ‘mongol’, desrespeitando a nação e a comunidade da Mongólia”.
“É óbvio que ele e a equipe Red Bull não aprenderam a lição em 2017, insistindo que não era problema dele se alguém se sentiu ofendido por sua linguagem. Infelizmente, a falta de uma resposta adequada do gerenciamento da Red Bull e suas tentativas de classificar o comportamento inaceitável do piloto como ‘explosão emocional’ têm um efeito negativo em sua imagem”.
Ele pediu para a ONU apoiar a reclamação da Mongólia contra a Red Bull. A carta foi endereçada a Li Yanduan, do Comitê da Eliminação da Discriminação Racial, e E. Tendayi Achiume, responsável da ONU por formas contemporâneas de racismo. Jean Todt, presidente da FIA, recebeu uma cópia.
“Recordando a Convenção Internacional de Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial adotada em 1965 e os Princípios de Orientação dos Negócios e Direitos Humanos, aprovado em 2011, particularmente seus artigos 11 a 15, eu peço seu apoio para tomar atitudes contra Max Verstappen, a equipe Red Bull e seus patrocinadores por seu comportamento inaceitável e o uso repetido de linguagem racista e pejorativa contra quaisquer grupos étnicos a fim de impedir a recorrência de tal comportamento antiético no esporte”.
Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!
autoracing, batida, comentarios f1, comente sobre F1, equipe, f1, f1 2020, formula 1, governo, gp, insultos, lance stroll, max verstappen, melhor site f1, mongolia, noticias, onu, pedido, portimão, portugal, punição, red bull
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.