F1 – Formato atual da classificação deve ser mantido em 2020
quarta-feira, 1 de maio de 2019 às 9:48
Classificação – GP do Bahrain
Os planos para a Fórmula 1 ter um quarto segmento na classificação receberam um golpe depois que o regulamento esportivo de 2020 foi publicado com o formato atual mantido.
De acordo com o sistema proposto, quatro carros seriam eliminados no final dos segmentos Q1, Q2 e Q3, deixando oito para disputar a Q4. Os oito primeiros então largariam com o mesmo pneu que usaram para estabelecer seus tempos na Q4.
Porém, em meio ao ceticismo das equipes sobre os benefícios e preocupações de que limitar os pneus disponíveis poderia prejudicar a classificação, várias simulações avaliando o impacto da mudança foram realizadas.
Após essas simulações, as equipes concluíram que, sem pneus extras, havia o risco da Q4 se tornar anticlimática – com os pilotos talvez fazendo apenas uma tentativa e alguns até mesmo preferindo não entrar na pista.
Uma reunião entre as equipes e a FIA na China bloqueou os esforços para alterar o formato, e sem o apoio da maioria necessário para mudar as regras, tudo indica que a F1 vai manter seu sistema atual.
O regulamento esportivo de 2020 foi publicado, e de acordo com as regras, o único modo do sistema de classificação ser alterado agora é com o apoio unânime de todas as 10 equipes – algo pouco provável.
[the_ad id=”237860″]
2020, autoracing, classificação, equipes, esportivo, f1, formato, formula 1, formula-1, mudança, noticias, novo, proposta, q4, regulamento, rejeição, segmento
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.