F1 – Force India: Motores V8 poderiam correr junto com os V6
terça-feira, 28 de abril de 2015 às 9:15
Force India
Bob Fernley, diretor da Force India, acredita que a Fórmula 1 deveria considerar a possibilidade de deixar as equipes menores correrem com motores V8 revisados junto com as unidades de potência V6 atuais.
“Acho que é razoavelmente claro que o V6 híbrido é o motor de escolha das fabricantes”, declarou Fernley ao site Autosport. “Ele chegou para ficar e é um ótimo motor – estamos mostrando isso. Porém, creio que pensar em um motor de paridade alternativo, talvez um V8 com KERS que é muito mais acessível para equipes independentes, é bastante válido”.
A proposta poderia criar duas categorias dentro de uma, mas Fernley diz que isso poderia ser evitado se o regulamento garantisse paridade.
“As fabricantes querem desenvolver os motores híbridos. Elas estão fazendo um ótimo trabalho tecnicamente, possuem uma boa plataforma para isso e uma excelente oportunidade de marketing. Não significa que precisamos seguir esse caminho. O importante para nós é o controle dos custos, e acredito que, se houver uma paridade razoável, é uma iniciativa muito boa”.
Fernley sugeriu que a ideia renderia às equipes clientes uma economia de metade dos recursos “significativos” que elas estão gastando atualmente nos motores.
“Acho que a Fórmula 1 como um todo tem ajudado as fabricantes a desenvolver o V6 híbrido, mas precisamos olhar os aspectos comerciais. E isso significa metade do dinheiro por um motor que proporciona a mesma performance. Não estamos na categoria para promover motores”.
autoracing, bob fernley, controle, custos, diretor, equipe, f1, force india, formula 1, formula-1, hibrido, KERS, motores, noticias, paridade, proposta, redução, regulamento, retorno, turbo, v6, v8
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.