F1 – FIA solta uma terceira diretiva técnica sobre fluxo de combustível
quinta-feira, 21 de novembro de 2019 às 16:26
Medidor de fluxo Sentronics
Antes do final da temporada, a FIA emitiu uma terceira diretiva técnica relacionada ao fluxo de combustível.
A diretiva mais recente, que não será aplicada na corrida da próxima semana, recomenda que as equipes na próxima temporada sejam obrigadas a usar um segundo sensor.
A última diretiva, a terceira em quatro semanas, segue a emitida antes do GO dos EUA em relação ao fluxo de combustível, e uma segunda emitida antes do GP do Brasil do último domingo, alertando que é proibido direcionar líquidos inflamáveis do intercooler, do ar sistema de admissão ou do ERS nas câmaras de combustão do motor.
A ação acontece de cada vez, a alemã Auto Motor und Sport alega que a FIA “apreendeu” partes do sistema de combustível de “uma Ferrari, um cliente da Ferrari e uma não-Ferrari”, e que uma “investigação completa das peças será realizada” sendo conduzida nos laboratórios da FIA.”
Apesar das contínuas negações da Ferrari, dizem que os rivais estão preocupados com a significativa melhoria do ritmo dos vermelhos desde as férias de verão, embora seja a Red Bull que tenha sido fundamental para fazer a FIA agir com base nas suspeitas.
Reagindo à alegação de Max Verstappen de “trapacear” em Austin, o chefe da equipe Mattia Binotto insistiu que o fraco desempenho da equipe não estava relacionado à diretiva inicial, enquanto no Brasil ele alegou que “não mudamos nada”.
A diretiva emitida ontem, estipula que um segundo sensor de fluxo de combustível deve ser instalado na próxima temporada e que isso será controlado exclusivamente pela FIA.
Atualmente, todos os carros possuem um único sensor no tanque de combustível que garante que a vazão máxima de combustível seja restrita a 100 kg/h, de acordo com a regra que afirma que “qualquer dispositivo, sistema ou procedimento cujo objetivo e/ou efeito seja aumentar a vazão ou armazenar e reciclar combustível após a proibição do ponto de medição”.
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