F1 – FIA rejeita sugestões de que Raikkonen deveria ter sido punido
quinta-feira, 10 de julho de 2014 às 9:11
Acidente de Kimi Raikkonen em Silverstone
A FIA rejeitou as alegações de que Kimi Raikkonen deveria ter sido punido por seu acidente no GP da Inglaterra.
O piloto da Ferrari bateu forte na primeira volta depois de perder o controle de seu carro enquanto retornava à pista na reta Wellington.
O Artigo 20.2 do Regulamento Esportivo da Fórmula 1 afirma: “Se um carro deixar o circuito, o piloto pode retornar, mas isso só deve ser feito quando for seguro e sem nenhum ganho de vantagem permanente”.
Houve sugestões de que o fato de Raikkonen ter batido após voltar à pista significa que ele deveria ter sido punido pelo que aconteceu. De acordo com o site Autosport, a FIA analisou o incidente, mas decidiu que Raikkonen não havia feito nenhuma manobra perigosa.
Dados da telemetria mostram que, depois de sair da pista a 230 km/h, Raikkonen perdeu alguma velocidade enquanto retornava ao circuito, antes de seu carro ser desestabilizado por uma ondulação quando passava por um trecho de grama.
Apesar de a FIA ter admitido que Raikkonen não teria batido se tivesse reduzido dramaticamente a velocidade, entende-se que a federação acreditou que qualquer outro piloto teria voltado à pista da mesma maneira. O impacto de Raikkonen com a barreira foi registrado a 160 km/h, com um pico de 47 G.
2014, acidente, autoracing, batida, equipe, f1, ferrari, fia, formula 1, formula-1, gp, inglaterra, kimi raikkonen, noticias, perigosa, pilotagem, primeira, punição, silverstone, sugestões, volta
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.