F1 – FIA propõe aerodinâmica ativa para 2021
quarta-feira, 9 de outubro de 2019 às 9:37
Asa traseira da Red Bull
A FIA está propondo que os carros de Fórmula 1 tenham uma aerodinâmica ativa em 2021.
A notícia foi relatada pela revista alemã Auto Motor und Sport e surgiu em meio à pressão de algumas equipes para que as grandes mudanças nos carros de 2021 sejam minimizadas.
Lideradas pela Mercedes, acredita-se que algumas equipes querem que a Liberty e a FIA concordem em manter o regulamento basicamente igual.
Porém, Jean Todt, presidente da federação, descartou essa possibilidade. “Não mudará muito”, afirmou uma fonte, referindo-se ao conceito proposto do carro de 2021.
Entretanto, o que a FIA pode estar aberta a alterar é a aerodinâmica ativa, que poderia tornar ainda mais fácil os carros seguirem uns aos outros de perto e deixar o DRS obsoleto.
A ideia da aerodinâmica ativa surgiu na mais recente reunião do grupo de trabalho técnico devido à preocupação de que as ultrapassagens ficarão progressivamente mais difíceis conforme o desenvolvimento de 2021 for avançando.
“No começo, o carro que está seguindo terá 90% de seu downforce, mas isso mudará a cada passo de desenvolvimento”, avisou Marcin Budkowski, da Renault. “Se voltará a ser 50%, como nos carros atuais, ninguém pode saber hoje”.
A esperança é que a aerodinâmica ativa, dando aos pilotos a capacidade de ajustar as asas e outras partes do carro enquanto seguem um rival de perto, permita que os carros de 2021 continuem proporcionando boas corridas.
2021, aerodinâmica, ativa, autoracing, carros, comentários, disputas, f1, fia, formula 1, formula-1, melhor, noticias, novas, proposta, regras, site, ultrapassagens
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.