F1 – FIA não ficou “totalmente satisfeita” com a legalidade da UP Ferrari
quinta-feira, 5 de março de 2020 às 10:54
Ferrari
A FIA respondeu a declaração que sete equipes de Fórmula 1 divulgaram na quarta-feira em relação ao acordo entre a federação e a Ferrari sobre seu motor de 2019.
A FIA disse que, após sua investigação, não ficou “totalmente satisfeita” de que a Ferrari havia obedecido o regulamento na operação de seu motor, mas sentiu que não poderia provar seu caso devido às complexidades – e que qualquer atitude adicional provavelmente resultaria em uma complicada batalha legal.
Mercedes, Red Bull, McLaren, Renault, Alpha Tauri, Racing Point e Williams – as equipes que não utilizam motor Ferrari – colocaram seus nomes na declaração de ontem, notando que “nós contestamos fortemente a FIA ter fechado um acordo confidencial com a Ferrari para concluir esse caso”.
Em resposta, a FIA destacou que tanto a possibilidade de um acordo quanto a confidencialidade cercando a investigação são proporcionadas por suas próprias Regras Disciplinares e Judiciais (JDR).
Ela também deixa claro que não ficou satisfeita com a declaração das equipes, dizendo que tomará “todas as atitudes necessárias para proteger o esporte e sua função e reputação como reguladora da F1”.
A declaração completa afirma: “A FIA conduziu uma análise técnica detalhada da unidade de potência da Scuderia Ferrari como tem o direito de fazer com qualquer competidor do Campeonato Mundial de Fórmula 1”.
“A investigação extensiva e cuidadosa realizada durante a temporada 2019 levantou suspeitas de que a UP da Scuderia Ferrari poderia ser considerada como não operando dentro dos limites do regulamento da FIA o tempo todo. A Scuderia Ferrari se opôs firmemente às suspeitas e reiterou que sua UP sempre operou dentro do regulamento”.
“A FIA não ficou totalmente satisfeita, mas decidiu que atitudes adicionais não resultariam necessariamente em um caso conclusivo devido à complexidade do caso e da impossibilidade material de fornecer evidências inequívocas de uma violação”.
“Para evitar as consequências negativas de um longo processo, principalmente diante da incerteza sobre o resultado de tal processo e no melhor interesse do campeonato e seus participantes, a FIA, de acordo com o Artigo 4 (II) de suas Regras Disciplinares e Judiciais, decidiu fechar um acordo efetivo e dissuasivo com a Ferrari para encerrar os procedimentos”.
“Esse tipo de acordo é uma ferramenta legal reconhecida como um componente essencial de qualquer sistema disciplinar e é usado por muitas autoridades públicas e outras federações esportivas no tratamento de disputas”.
“A confidencialidade dos termos do acordo é proporcionada pelo Artigo 4 (VI) das JDR. A FIA tomará todas as atitudes necessárias para proteger o esporte e sua função e reputação como reguladora do Campeonato Mundial de Fórmula 1”.
Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas
2019, acordo, autoracing, comentarios f1, Comente sobre formula 1, confidencial, equipe, explicação, f1 2020, ferrari, fia, formula 1, legalidade, melhor site f1, motor, noticias, polemica, resposta
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.