F1 – FIA divulga novas regras da classificação
sexta-feira, 11 de março de 2016 às 9:22
Fórmula 1
A FIA fez uma revisão nas regras esportivas da Fórmula 1 para refletir as controversas mudanças no formato de classificação.
O novo sistema eliminatório agora estará em vigor desde o GP da Austrália, abertura da temporada, apesar das sugestões de Bernie Ecclestone de que sua introdução poderia ser adiada por causa de problemas logísticos.
A federação aprovou um formato eliminatório revisado para a temporada 2016 em uma reunião do Conselho Mundial de Automobilismo no dia 4 de março.
O formato mantém três períodos separados da classificação ao longo de uma hora, mas agora elimina os carros mais lentos em intervalos de 90 segundos durante a segunda metade de cada segmento.
Após revisões no Artigo 33 do regulamento esportivo da F1, o procedimento funcionará assim:
– A Q1 terá 16 minutos. Todos os carros podem entrar na pista. O piloto mais lento será eliminado depois de 7 minutos e deve retornar ao pitlane.
– O mesmo procedimento se aplica aos 8m30s, 10m0s, 11m30s, 13m0s e 14m30s até que restem 16 carros.
– No fim da Q1, todos os pilotos restantes podem completar uma volta rápida se tiverem cruzado a linha a tempo.
– Quando essas voltas forem completadas e a classificação estabelecida, o piloto mais lento será eliminado, deixando 15 para disputar o próximo estágio.
– A Q2 terá 15 minutos. Todos os carros restantes podem entrar na pista. O piloto mais lento será eliminado depois de 6 minutos e deve retornar ao pitlane.
– O mesmo procedimento se aplica aos 7m30s, 9m0s, 10m30s, 12m0s e 13m30s até que restem 9 carros.
– No fim da Q2, todos os pilotos restantes podem completar uma volta rápida se tiverem cruzado a linha a tempo.
– Quando essas voltas forem completadas e a classificação estabelecida, o piloto mais lento será eliminado, deixando 8 para disputar o estágio final.
– A Q3 terá 14 minutos. Os oito carros restantes podem entrar na pista. O piloto mais lento será eliminado depois de 5 minutos e deve retornar ao pitlane.
– O mesmo procedimento se aplica aos 6m30s, 8m0s, 9m30s, 11m0s e 12m30s até que restem 2 carros.
– No fim da Q3, os dois pilotos restantes podem completar uma volta rápida se tiverem cruzado a linha a tempo.
– Quando essas voltas forem completadas, a classificação final será estabelecida.
As regras também afirmam: “O procedimento é baseado nos 22 carros que podem participar oficialmente do evento. Se 24 carros participarem, oito serão excluídos após a Q1 e a Q2. Se 26 carros participarem, nove serão excluídos após a Q1 e a Q2”.
“Se for necessário, os intervalos entre as sessões e eliminações serão ajustados a fim de garantir que a Q3 permaneça inalterada”.
2016, australia, autoracing, classificação, eliminatório, esportivo, estreia, f1, fia, formato, formula 1, formula-1, gp, melbourne, noticias, novo, regulamento, revisão
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.