F1 – FIA desenvolve “sistema de pontuação” para super licença
terça-feira, 6 de janeiro de 2015 às 9:16
Fórmula 1
A FIA desenvolveu um sistema de pontuação como parte de suas medidas para diminuir a facilidade de obter uma super licença de Fórmula 1.
A partir de 2016, os pilotos precisarão ter pelo menos 18 anos, uma carteira de habilitação válida e um nível mínimo de experiência e sucesso nas categorias menores.
Por exemplo, apesar de Max Verstappen ter ficado em terceiro no campeonato da Fórmula 3 Europeia no ano passado, isso teria lhe dado apenas 20 pontos sob o novo sistema de super licença desenvolvido pela FIA para 2016.
Soube-se que apenas os campeões da Fórmula 3 Europeia, LMP1 e Indy iriam obter os 40 pontos necessários a fim de se qualificarem para uma super licença em 2016.
Por outro lado, futuros campeões da GP3 vão marcar apenas 30 dos 40 pontos, assim como aqueles que conquistarem o título da Fórmula Renault 3.5, como Carlos Sainz Jr, companheiro de equipe de Verstappen na Toro Rosso em 2015.
Entretanto, campeões e vices da GP2 marcarão 50 e 40 pontos respectivamente, enquanto o maior número de pontos disponível a partir de 2016 – 60 – será dado na Fórmula 2, categoria relançada pela FIA.
O interessante é que os três primeiros colocados da Fórmula 2 irão se qualificar para uma super licença em 2016, mas qualquer um deles precisará ter passado pelo menos dois anos nas categorias de acesso à Fórmula 1.
2015, autoracing, carlos sainz jr, companheiro, equipe, estreia, f1, fia, formula 1, formula-1, max verstappen, noticias, polemica, pontuação, sistema, super licença, temporada, toro rosso
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.