F1 – Ferrari faz reorganização técnica para 2013 e 2014
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012 às 5:21
Stefano Domenicali - Ferrari
A Ferrari terá dois projetos separados para seus carros de 2013 e 2014, como parte de uma reorganização de seus esforços técnicos.
Enquanto Nikolas Tombazis manterá seu papel de desenhista-chefe, a Ferrari vai dividir a responsabilidade de seus próximos dois carros de F1.
O chefe de equipe Stefano Domenicali disse que a Ferrari concluiu que a organização técnica ineficiente foi o ponto fraco das últimas temporadas. A equipe não ganha um campeonato do mundo desde o triunfo de Kimi Raikkonen em 2007.
“Nós decidimos, particularmente à luz das exigências inusitadas que vamos enfrentar em 2013, quando teremos um projeto completamente novo para trabalhar para o futuro, ter dois coordenadores”, disse Domenicali.
“Simone Resta, um engenheiro que desenvolveu sua carreira em Maranello e é muito eficaz, vai trabalhar no carro de 2013, e Fabio Montecchi vai lidar com o outro para o ano seguinte.”
A Ferrari está reformulando seu túnel de vento depois de identificar problemas de correlação, e Domenicali disse que também irá ajustar os procedimentos de testes do túnel de vento.
“Adotamos também um melhor método de dividir o trabalho entre aqueles que efetivamente usam o túnel de vento e aqueles que devem se concentrar mais no lado criativo do trabalho”, disse ele.
“Este ano, vimos que quando fazemos muitas coisas ao mesmo tempo, talvez não sejamos eficientes o bastante.”
A Ferrari costuma estar entre as primeiras a desvendar o seu novo carro a cada início de temporada, mas Domenicali sugeriu que a máquina de 2013 não será mostrada até a véspera do primeiro teste.
“É claro que só concentramos todos os nossos esforços no novo carro algumas semanas antes do GP do Brasil, uma vez que tentamos tudo até o fim de deste ano,” ele disse.
“O carro de 2013 será lançado no final de janeiro ou os primeiros dias de fevereiro.”
“Como de costume, o primeiro será apenas uma versão de lançamento, enquanto que a versão final será vista somente nos dias finais de teste ou na Austrália, de modo a aproveitar ao máximo todo o tempo disponível.”
O presidente da equipe, Luca di Montezemolo, reiterou que a Ferrari também deve ser mais ousada em seus projetos.
“Vamos precisar usar o regulamento técnico até o limite”, disse ele, “mantendo os nossos pontos fortes a partir deste ano, ou melhorá-los ainda mais, porque os outros não vão dormir no ponto, mas não por quase chegar à ilegalidade, como aconteceu em 2009 com o difusor duplo.”
“No entanto, precisamos adotar uma abordagem diferente, mais criativa.”
Fabio Montecchi, ferrari, luca di montezemolo, nikolas tombazis, Simone Resta, stefano domenicali
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.