F1 – Ex-projetista da McLaren vê falta de liderança na equipe
quinta-feira, 5 de julho de 2018 às 9:03
McLaren
John Barnard, o renomado ex-projetista de Fórmula 1 cujos carros venceram campeonatos para a McLaren nos anos 80, não se conteve ao comentar o momento difícil da equipe britânica.
Olhando de fora após deixar a F1 em 2001, Barnard oferece uma avaliação incisiva enquanto a segunda equipe mais bem sucedida na história da categoria se prepara para sua corrida em casa na Inglaterra.
“Acredito que é um problema fundamental de liderança técnica, porque acho que isso não existe lá”, declarou ele à Reuters. “Alguém precisa ficar no topo daquela pirâmide técnica controlando as coisas, mantendo todos na mesma direção. E eu não vejo isso acontecendo”.
“Se você tem pessoas lá dentro que fundamentalmente estão dizendo ‘isso é um monte de besteira, estamos indo na direção errada, isso não é bom’, então há duas escolhas”.
“Se seu diretor técnico não é bom, ele deve ser afastado. Ou as pessoas sob o comando dele que estão dizendo isso devem ser afastadas. É um jogo duro, nada agradável. Você precisa ser um pouco maldoso”.
A McLaren não vence uma corrida desde 2012 e está enfrentando dificuldades com problemas aerodinâmicos que, segundo a equipe, não podem ser resolvidos no túnel de vento.
O diretor técnico Tim Goss, um dos três engenheiros mais importantes da McLaren ao lado de Peter Prodromou, chefe de aerodinâmica, e Matt Morris, chefe de engenharia, foi demitido em abril e ainda não foi substituído.
“Creio que é necessário alguém que defina uma direção, garanta que todos a sigam e queiram ir nessa direção”, acrescentou Barnard.
A McLaren, que alega ter menos funcionários do que Mercedes, Ferrari e Red Bull, passou grande parte do ano passado culpando a Honda pela falta de desempenho do carro e enaltecendo seu chassi.
A Red Bull já venceu três corridas com o mesmo motor Renault nesta temporada, mas o melhor resultado da McLaren foi uma quinta colocação.
“Eles tiveram três anos de… bem, francamente nós não sabemos o quão bom ou ruim um motor é”, continuou Barnard.
“Porém, todos eles afirmavam ‘nós temos o melhor chassi do grid, é tudo culpa do motor’. Por favor, pessoal! Se alguém não acaba com isso e diz ‘talvez nós estejamos errados’, você termina nesta situação. No fundo do poço. E esse é o caminho que eles estão seguindo”.
A McLaren se recusou a comentar as palavras de Barnard.
2018, autoracing, crise, críticas, equipe, ex-projetista, f1, falta, formula 1, formula-1, john barnard, liderança, mclaren, noticias, opinião, temporada
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.