F1 – Escala em túnel de vento para pneus pode ter afetado algumas equipes
domingo, 21 de abril de 2013 às 7:39
Pneus Pirelli
A nova escala de 60% em túnel de vento estipulada pela Pirelli para os seus pneus de 2013 podem ser a causa dos problemas atuais de algumas equipes, de acordo com um técnico especializado. McLaren, Sauber e Williams, por exemplo, pioraram bastante em relação ao ano passado.
Referindo-se à McLaren e Sauber, o expert Mike Hammer, do jornal suíço Blick, falou sobre a questão. “Ambas as equipes agora acreditam que sabem onde está o problema. Tem a ver com os novos pneus Pirelli”.
“Eles são mais angulares do que em 2012, e, em seguida, deformam-se de forma diferente nas curvas, o que tem uma grande influência sobre a aerodinâmica. Milímetros desempenham um papel, mas a regra de 60% dos pneus para os modelos de túnel de vento afetaram McLaren e Sauber”, acrescentou.
Um engenheiro da McLaren não identificado concorda: “Eles (os atuais pneus Pirelli) são muito piores do que no ano passado”.
Confrontado com a última crítica, Paul Hembery, diretor de esportes da Pirelli, procurou se defender. “Estamos falando de cerca de onze equipes com onze diferentes túneis de vento. Não é fácil construir bons pneus a 60%”.
A teoria explicaria porque as equipes que fizeram mudanças significativas durante a pré-temporada, de maneira desproporcional, sofreram mais até agora nesta temporada.
2013, escala, jornal, mclaren, pirelli, pneus, sauber, túnel de vento, williams
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.