F1 – Equipes terão mais liberdade na escolha de pneus em 2016
quinta-feira, 24 de setembro de 2015 às 13:56
Pneus Pirelli
As equipes de F1 serão autorizadas a escolher um dos seus compostos de pneus em cada fim de semana de corrida, dentro das novas regras propostas para o próximo ano, segundo o site Autosport.
Atualmente, a fornecedora de pneus nomeia dois compostos por final de semana de sua seleção de quatro especificações – duro, médio, macio e supermacio – ambos devendo ser utilizados durante a corrida.
Para 2016, a Pirelli irá adicionar um quinto composto, e vai nomear três opções por fim de semana – uma das quais será obrigatória para todas as equipes.
As equipes deverão escolher qual dos dois compostos restantes pretende utilizar ao lado da opção obrigatória, e permanecendo a regra que exige que ambos os tipos de pneus sejam utilizados na corrida.
Os compostos deverão ser rotulados de 1 a 5 ou de A a E, com as três opções atribuídas em cada fim de semana simplesmente conhecidas como macio, médio e duro para tornar mais simples para os fãs entenderem.
O quinto composto da Pirelli para 2016 será um super supermacio, e acredita-se que o pneu obrigatório para cada fim de semana seria uma escolha conservadora, deixando para as equipes escolherem o quão agressivo querem para a outra opção.
Apesar de várias propostas em discussão, esta parece ser a mais provável de ser concretizada, com todas as equipes dizendo ser a favor da mudança de regulamentação como um meio de introduzir um fator variável.
A proposta está prevista para ir à Comissão da F1 para aprovação antes da ratificação pelo Conselho Mundial da FIA, que se reúne em Paris dia 30 de setembro.
comissao de f1, compostos, conselho mundial, escolha, f1, fãs, fia, paris, pirelli, pneus, propostas, regras
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.