F1 – Equipes principais são contra proibição dos túneis de vento
sábado, 19 de setembro de 2015 às 9:03
Claire Williams
As equipes principais de Fórmula 1 já deixaram claro que não aceitariam um movimento para proibir túneis de vento no esporte, após a ideia ter sido novamente debatida pelo Grupo de Estratégia. O assunto não foi votado, e, portanto, não vai avançar para a próxima reunião da Comissão de F1, onde as futuras regras serão definidas.
“Eu acho que foi um tema interessante de discussão, que é o que o Grupo de Estratégia deve estar olhando”, disse Christian Horner (Red Bull) ao site Motorsport.com. “No curto prazo, não faz qualquer sentido – mas qual é a visão a longo prazo? É algo que precisa de cuidadosa reflexão, mas não é problema de hoje. Se você voltar 10 anos no tempo, verá que a simulação geralmente fica cada vez mais pertinente”.
Inevitavelmente a maioria das equipes do topo são totalmente contra a ideia, uma vez que elas fizeram enormes investimentos em túneis de vento. “Temos dois túneis em Grove e damos importância considerável para eles como uma ferramenta para o desenvolvimento dos nossos carros de corrida, verificando as peças que desenvolvemos na fábrica antes de trazê-las para a pista”, explicou Claire Williams.
“Acreditamos que há um elemento de segurança lá também e nós absolutamente nunca iremos votar pela proibição do uso de túneis de vento na Fórmula 1. Estamos muito claros sobre isso, e eu acho que eles são relevantes. Como você pode operar no pináculo do esporte a motor e não usar uma das melhores ferramentas de aerodinâmica? Não faz qualquer sentido para nós”, completou ela.
Enquanto isso, Toto Wolff (Mercedes) insistiu que ainda é muito cedo para descartar túneis de vento e passar para CFD (por computador). “Nós somos fabricantes de carros de rua e apenas encomendamos um novo túnel de vento em Stuttgart porque é necessário hoje para colocar um carro na rua, verificar o que está sendo feito em CFD e obter correlação. É um aspecto de segurança e, certamente, a F1 não deve ser um parque infantil para experiências engraçadas com razões oportunistas”, disparou.
Christian Horner, claire williams, equipes, esporte, formula 1, investimentos, mercedes, movimento, proibir, red bull, toto wolff, túneis de vento
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.