F1 deverá rejeitar o retorno dos motores V10

sexta-feira, 4 de abril de 2025 às 9:52

Fórmula 1

As fabricantes de motores da Fórmula 1 estão prestes a rejeitar os planos de descartar o regulamento de 2026 e reintroduzir os V10, segundo um relato.

Nas últimas semanas, tem crescido a especulação sobre o novo regulamento das unidades de potência de 2026, com sistemas elétricos reforçados, o MGU-K aumentando de 120kW para 350kW de energia e o MGU-H removido.

Os motores funcionarão com combustível totalmente sustentável, e o novo pacote – que coincidirá com a introdução da aerodinâmica ativa no chassi – atraiu a Audi para a F1 pela primeira vez.

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, tem sido um dos apoiadores do retorno dos motores V10 com combustível totalmente sustentável.

O design foi usado pela última vez na F1 em 2005 antes da mudança para o V8 em 2006, que em 2014 foi substituído pelos atuais turbo híbridos.

A possibilidade de estender o regulamento atual das UPs até o final de 2028 e reintroduzir os V10 em 2029, descartando assim as regras de 2026, foi discutida entre as fabricantes confirmadas – Mercedes, Honda, Audi, Ferrari e Red Bull Powertrains – a FIA e a F1, mas o plano deve ser rejeitado, relatou a BBC Sport.

A Audi já havia deixando claro que não está interessada em desperdiçar o investimento já feito no ciclo de regras de 2026. Com tal decisão, a empresa de Ingolstadt não teria um fornecimento de fábrica para 2026-28 e precisaria desenvolver um V10.

A Honda também é contra a proposta após ser atraída de volta a uma operação de fábrica completa pelas novas regras, com o aumento da eletrificação correspondendo aos objetivos mais amplos da empresa.

Sob as regras da F1, quatro das cinco fabricantes devem concordar em mudar as regras, mas com a Audi e a Honda sendo contra, não é possível que a mudança seja aprovada.

A Mercedes é outra voz contrária à ideia, pois considera a tecnologia híbrida crucial para seus planos, enquanto Red Bull Powertrains e Ferrari estão abertas à mudança para o V10, mas perderiam a votação.

Uma reunião está planejada para o próximo fim de semana no GP do Bahrain, onde uma decisão final poderá ser tomada.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.