F1 considera mudanças nas corridas curtas para 2023
sexta-feira, 11 de novembro de 2022 às 9:30
GP da Áustria
A Fórmula 1 está analisando maneiras de alterar o formato do fim de semana das corridas curtas na tentativa de melhorar o espetáculo.
Antes do GP de São Paulo, os pilotos expressaram suas preocupações com o valor do entretenimento da prova adicional no sábado.
No formato atual, a classificação usual acontece na sexta-feira e determina o grid para a corrida curta de sábado, cuja ordem de chegada define o grid de largada para o GP principal no domingo.
Segundo os pilotos, esse formato cria corridas cautelosas onde eles priorizam terminar ao invés de tentar ganhar posições a fim de evitar prejuízos no evento de domingo.
Entende-se que a F1 está buscando maneiras de ajustar o formato para tornar a corrida curta um evento independente do GP principal.
Neste estágio, quaisquer mudanças para 2023 exigiriam uma votação de super maioria na Comissão da F1 e a ratificação do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA.
Com o número de corridas curtas aumentando de três para seis em 2023, a F1 vem intensificando os esforços para encontrar um formato satisfatório para fãs e pilotos.
Na etapa anterior no México, Max Verstappen e Lando Norris criticaram publicamente as provas curtas de classificação.
Houve duas até agora nesta temporada – nos GPs da Emília-Romanha e Áustria. Ambas foram vencidas por Verstappen, mas a maior parte da ação veio de pilotos de ponta que se classificaram mal.
Em Imola, Sergio Perez e Carlos Sainz se recuperaram de posições discretas no grid para terminar em terceiro e quarto, respectivamente, com o mexicano fazendo algo similar na Áustria.
classificação, corridas curtas, entretenimento, espetaculo, mudanças, temporada 2023
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.