F1 – Conselho Mundial aprova ponto para volta mais rápida
sexta-feira, 8 de março de 2019 às 14:08
Fórmula 1
O Conselho Mundial de Automobilismo da FIA aprovou o plano para um ponto extra no campeonato mundial de F1 a ser concedido para a volta mais rápida (VMR), a partir do primeiro GP deste ano, que acontece no próximo dia 17 em Melbourne, Austrália.
A iniciativa agora tem que ser aprovada por um e-voto da Comissão de Formula 1, a fim de ser adicionado ao regulamento esportivo antes da primeira corrida.
Já tinha passado pelo Grupo de Trabalho Esportivo e pelo Grupo de Estratégia, e normalmente ia à Comissão antes do WMSC – mas nesta ocasião o voto eletrônico não foi completado de antemão, então o procedimento usual de aprovação foi revertido.
Assim como o Autoracing já havia publicado anteontem, 1 ponto era concedido para a VMR durante os primeiros 10 anos do campeonato mundial em 1950-59.
Foi crucial para o resultado do campeonato de pilotos em 1958, quando Mike Hawthorn levou de Stirling Moss o título por um único ponto, tendo estabelecido duas VMRs a mais que o seu compatriota.
As regras seguirão um formato similar àquele empregado na Fórmula E, com o bônus sendo concedido apenas se o piloto em questão terminar entre os 10 primeiros.
Se um ponto extra tivesse sido concedido em 2008, Felipe Massa teria batido Lewis Hamilton pelo campeonato mundial – embora com a ressalva de que na época nenhum piloto estava competindo com base em que a volta mais rápida era relevante.
Essa teria sido a única ocasião desde 2000 em que os pontos de VMR teriam alterado o campeão dos pilotos.
[the_ad id=”237860″]
f1 mike Hawthorn, f1 ponto extra para VMR, f1 ponto volta mais rapida, f1 tirling Moss, F1 vmr volta mais rapida
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.