F1 – Clima no domingo será decisivo em Monza
sexta-feira, 6 de setembro de 2019 às 13:16
Largada Monza 2015
Com a chuva prevista potencialmente levando o GP da Itália ao caos, as sessões de treinos de sexta-feira foram adequadamente misturadas, mas uma constante permaneceu, Charles Leclerc em P1.
Leclerc foi o mais rápido nas duas sessões em Monza, criando um impulso para um fim de semana em que a Scuderia é a favorita por sua mega velocidade em linha reta.
A Mercedes não conseguiu segurar uma vela para o jovem de 21 anos na classificação uma semana atrás, mas algo poderia trazê-los de volta ao jogo no ‘Templo da Velocidade’?
Depois que a chuva deu às equipes a chance de testar algumas corridas de chuva no TL1, um treino úmido no TL2 com pista escorregadia poderia fornecer dados cruciais para as equipes se a corrida de domingo ocorrer em condições escorregadias, como esperado.
Leclerc conquistou a pole position por sete décimos de segundo em Spa-Francorchamps e a vantagem da Ferrari deve ser ainda mais forte em casa, especialmente com céu mais claro previsto para sábado.
Para a classificação, o monegasco certamente parece o favorito, embora muito possa depender da ordem em que os carros vermelhos forem à pista e se algum deles terá de dar vácuo ao outro.
No ano passado, a Ferrari foi fortemente criticada por deixar Kimi Raikkonen dar o melhor de si, em vez de Sebastian Vettel, que ainda era um candidato ao título na época. O finlandês conquistou a pole e Vettel saiu na primeira volta, com Lewis Hamilton ultrapassando Kimi na freada da primeira chicane para vencer a corrida.
Vettel teve que fazer o papel de segundo contra Leclerc na Bélgica e, agora há mais de um ano sem uma vitória, será interessante ver como a Ferrari vai utilizar o alemão na busca pela primeira vitória em casa desde 2010.
Incapaz de igualar o SF90 nas muitas retas de Monza, a Mercedes terá que ser inventiva para impedir um bloqueio totalmente vermelho na primeira fila.
Com o efeito do vácuo ampliado, as Flechas de Prata treinaram dando vácuo um ao outro, com Valtteri Bottas rebocando Hamilton durante a volta, colocando o campeão mundial a apenas 0.068s de Leclerc no TL2.
Bottas parecia estar tentando pegar o vácuo de Nico Hulkenberg, da Renault, na volta em que Hamilton fez seu melhor tempo.
Com Bottas certamente hesitando em desistir de suas próprias esperanças de sábado, a fim de ajudar um companheiro de equipe a 65 pontos à frente dele no campeonato, certamente haverá “diversão” especialmente no Q3.
A Mercedes permanecerá confiante, mesmo que não consiga chegar à primeira fila, já que a equipe alemã demonstrou – assim como em Spa – um ritmo de corrida melhor do que a Ferrari, tanto nos pneus macios quanto nos médios.
Uma das equipes da casa em Monza, a Toro Rosso não conquistou um único ponto neste evento na era V6 Hybrid, com Daniel Ricciardo o último piloto a terminar no top 10 da equipe júnior da Red Bull.
Pierre Gasly e Daniil Kvyat mostraram um bom ritmo no molhado, particularmente, sugerindo que eles poderiam entrar em disputa por uma série de pontos, se o clima tiver uma palavra a dizer no domingo.
Caso contrário, eles ainda ficam bem. A seca sessão de TL2 terminou com Kvyat em P10 e Gasly em um P7 altamente credível, atrás de ambos os Red Bulls, pois o motor Honda atualizado parece estar entregando.
De qualquer maneira, o clima no domingo deve decidir o vencedor da corrida. No seco a Ferrari tem boa vantagem, mas na chuva tudo se equilibra muito e vários resultados podem ocorrer com pelo menos seis pílotos aptos a vencer.
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