F1 – Claire Williams perplexa pela censura a “pilotos pagantes”
segunda-feira, 9 de janeiro de 2017 às 14:14
Lance Stroll e Claire Williams
A diretora da equipe Williams, Claire Williams, disse que não consegue entender as críticas que envolvem pilotos de Fórmula 1 que trazem apoio financeiro para as equipes pelas quais competem.
O campeão europeu de Fórmula 3, Lance Stroll, vai se tornar um piloto da F1 com a Williams nesta temporada, depois de uma rápida promoção às fileiras da categoria financiada pelo seu pai Lawrence.
O apoio financeiro de Stroll ajudou a financiar a equipe Prema F3 que o impulsionou na temporada passada, durante a qual Stroll passou por um programa de desenvolvimento de pilotos com a Williams que espelhava o trabalho feito com o campeão mundial Jacques Villeneuve antes de se juntar à F1.
A F1 foi muito criticada recentemente ao promover pilotos com suporte financeiro significativo ao invés daqueles com habilidade maior mas com menos dinheiro.
Claire Williams disse que a perda de apoio da fábrica e dos patrocinadores para muitas equipes desde o crash financeiro global de 2008, tinha mudado o modelo comercial na F1, e argumentou que a “conotação negativa” em torno de pilotos que trazem orçamentos para equipes é injusta.
“Com cada piloto da F1 há considerações comerciais para qualquer chefe de equipe”, disse Williams. “(Fernando) Alonso vem com apoio financeiro – talvez não pessoal – mas ele atrai patrocinadores, o Santander está lá por causa dele; Jenson (Button) igualmente; Sergio Perez a mesma coisa”.
“Eu não entendo por que nesta categoria que é um negócio tão grande, e onde as equipes dependem de ter orçamentos superiores a um milhão de libras esterlinas para terem sucesso, por que há uma conotação tão negativa em torno de ter um piloto que traz apoio”.
“E não só na F1. O automobilismo como um todo é um negócio muito caro: você não entra nos escalões superiores a menos que possa encontrar orçamentos significativos para correr”.
“Eu não sei por que as pessoas criticam os pilotos quando têm apoio financeiro, porque se eles não o tivessem, muitas equipes não iriam necessariamente sobreviver, e então a categoria não sobreviveria”.
“O modelo comercial na Fórmula 1 mudou”.
“É um esporte muito mais caro do que já foi, então às vezes essas situações vão surgir”.
apoio, claire williams, críticas, desenvolvimento, f1, f3, fernando alonso, financeiro, jacques villeneuve, jenson button, lance stroll, lawrence stroll, pagantes, pilotos, prema, programa, sergio perez, temporada, williams
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.