F1 – Bandeirada errada declara final antecipado do GP da China
domingo, 20 de abril de 2014 às 9:10
GP da China
Um erro com a bandeira quadriculada no GP da China, resultou na diminuição da distância da corrida.
Foi mostrada a bandeira quadriculada para Lewis Hamilton no final da volta 55 – uma volta antes do que deveria ter sido apresentada.
Os regulamentos da F1 afirmam que se a bandeira quadriculada é mostrada antecipadamente, então a corrida será considerada como tendo terminado uma volta antes.
O artigo 43.2 do Regulamento Esportivo da Formula 1 afirma: “Se, por qualquer motivo, o sinal de fim de corrida ser dado antes que o carro líder complete o número programado de voltas, ou o tempo prescrito tenha sido completado, a corrida será considerada encerrada quando o carro líder cruzou a linha antes de ser dado o sinal”.
Isso significa que o GP da China foi declarado encerrado na volta 54 das 56 voltas programadas.
Falando sobre o incidente da bandeira quadriculada, Hamilton disse: “Isso foi muito estranho, eu pensei ‘estou vendo coisas?’ Olhei para cima, estava esperando fazer mais uma volta e, de repente, eu vi a bandeira”.
“Eu tirei o pé um segundo e vi que não havia ninguém no muro, então apenas continuei. Perdi um segundo ou mais. Perguntei à equipe, eles disseram que não, então eu continuei”.
“Muito, muito estranho. Foi bom para fazer mais uma volta. “
A mudança na distância não alterou nenhum dos pilotos que marcaram pontos, mas fez Kamui Kobayashi ser relegado para 18º lugar, depois de ter ultrapassado Jules Bianchi.
bandeira quadriculada, erro, f1, gp china, jules bianchi, Kamui Kobayashi, lewis hamilton, regulamento esportivo
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.