F1 – Análise do gráfico do GP do Japão
segunda-feira, 8 de outubro de 2012 às 12:47
Gráfico GP do Japão 2012
Este gráfico mostra a evolução dos tempos de volta de determinados pilotos tomando se por referência um piloto imaginário que tivesse efetuado voltas constantes e iguais ao tempo médio de volta do vencedor do GP. A linha desse piloto imaginário é representada pelo eixo horizontal (linha amarela).
Sendo assim, a variação na vertical corresponde à diferença de tempo no final de cada uma das voltas para esse piloto imaginário. Isso permite visualizar o ritmo de cada piloto e também as diferenças reais em pista.
Os tempos de volta com a presença do safety car na pista são descartados, uma vez que são irrelevantes.
Análise dos líderes
Vettel larga bem e se distancia de Kobayashi, abrindo 8s em 13 voltas. Ao mesmo tempo Kobayashi consegue abrir uma distância de 2,4s de Jenson Button, ao final da 12ª volta.
O brasileiro Felipe Massa vem em 4º, e nessa primeira parte da prova nunca esteve mais de 1s atrás de Button.
Dos líderes, Button é o primeiro a parar na volta 13, seguido de Kobayashi. Ambos ficam presos ao tráfego após o retorno à pista. Vettel e Massa param na volta 17, e o brasileiro se beneficia da pista livre, voltando 2,2s a frente de Kobayashi e 4s a frente de Button ganhando assim duas posições. Nas 13 voltas seguintes o brasileiro ainda aumentaria essa vantagem para pouco mais de 10s.
Após a primeira rodada de pitstops, Felipe Massa voltou 11,5s atrás do líder Vettel. Essa distância chegou a cair para 9,3s na volta 21, porém voltou a aumentar chegando a 15,4s no final da volta 33.
Massa fez sua segunda parada na volta 36, e Vettel na 37. A distância corrigida depois dessa segunda rodada era de 17,7s. O alemão da Red Bull então conseguiu manter distância até o fim, terminando a prova 20,6s a frente do brasileiro.
Nessa ultima parte da corrida, Massa sempre manteve uma distancia média de 5s para Kobayashi, administrando a corrida nas ultimas duas voltas o brasileiro terminou 3,9s à frente do piloto da Sauber.
O japonês por sua vez não teve vida fácil no final da corrida. A distância para Button, que após a segunda rodada de pitstops era de cerca de 4s caiu volta após volta. Kobayashi sofreu forte pressão nas ultimas 4 voltas, terminando a prova apenas 0,560 a frente do inglês.
No geral o brasileiro Felipe Massa foi rápido e consistente com os dois tipos de pneus, mesmo quando eles já estavam desgastados.
Colaboração: Rogério Martins
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