F1 – Alonso gostaria de ter corrido na era de Senna
quinta-feira, 14 de maio de 2015 às 10:39
Fernando Alonso no MP4-4 de Ayrton Senna
Fernando Alonso revelou que teria preferido ser um piloto de Fórmula 1 nos anos 80, quando seu herói Ayrton Senna estava correndo.
Recentemente, o bicampeão mundial pilotou o McLaren-Honda MP4-4 de Senna como parte de uma campanha promocional da TAG Heuer, patrocinadora da equipe britânica.
A McLaren colocou o monoposto dominante de 1988 ao lado de seu atual MP4-30 no Circuito da Catalunha, em Barcelona, com Jenson Button, atual companheiro de Alonso, ao volante do carro de 2015.
Falando em um evento promocional marcando a parceria de 30 anos da McLaren com a TAG Heuer, Alonso disse que a experiência o fez desejar ser um piloto na era turbo anterior da Fórmula 1.
Ao ser questionado se gostaria de trocar a era atual da categoria por aquela, Alonso respondeu: “Provavelmente sim. Os carros eram mais agressivos, com pneus e motores grandes e poucas limitações em termos de criatividade para os projetistas”.
“Agora, tudo é bem mais restrito; não há testes, apenas simuladores, então provavelmente havia um pouco mais de tempo para se divertir antes. A segurança também era ligeiramente diferente, portanto é difícil escolher uma era, mas competindo contra os outros e os batendo, você se diverte”.
Alonso sugeriu que provavelmente não teria se tornado um piloto de Fórmula 1 sem a inspiração de Senna, e disse que pilotar um dos carros de seu ídolo foi uma “experiência maravilhosa”.
“Foi um dia bastante emocional. O carro é lendário, o mais dominante da Fórmula 1. Tive o privilégio de fazer oito ou nove voltas e de ouvir Jenson apreciando as diferenças entre os carros. Mesmo não forçando até o limite, é algo que não esquecerei. Foi uma experiência maravilhosa”.
Alonso disse que também gostou da simplicidade do MP4-4 em comparação com as máquinas complexas da Fórmula 1 atual.
“Obviamente, temos coisas mais complicadas agora por causa da tecnologia mais avançada em relação ao carro antigo. Você tem tudo manual – sem direção hidráulica, com três pedais e câmbio manual. Creio que é como comparar um computador dos anos 80 com um atual. Mudou muito”.
“Porém, o lado bom do automobilismo é competir contra os outros. Então, seja nos anos 80, 90 ou 2050, você tenta ser melhor do que os outros com qualquer tecnologia que tiver em suas mãos”.
autoracing, ayrton senna, Barcelona, carro, catalunha, circuito, equipe, evento, f1, fernando alonso, formula 1, formula-1, heroi, ídolo, mclaren honda, mp4-4, noticias, promocional
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.