F1 – Alonso estava “nervoso” quando criticou os pneus, diz a Pirelli
quarta-feira, 6 de novembro de 2013 às 9:22
Pneus Pirelli
O presidente da Pirelli, Marco Tronchetti Provera, respondeu as críticas de Fernando Alonso aos pneus de Fórmula 1 da marca italiana em 2013.
Recentemente, Alonso criticou a “qualidade” questionável dos Pirellis deste ano. Isso ocorreu em um momento inoportuno para a companhia, que, apesar de já ter fechado um novo acordo com as equipes e Bernie Ecclestone, ainda não assinou um contrato com a FIA.
“Tenho de dizer que ele estava bastante nervoso quando disse aquilo”, declarou Tronchetti Provera à CNN, referindo-se aos comentários recentes de Alonso. “Não foi por causa dos pneus – ele não conseguiu vencer por várias razões. Se eles (Ferrari) não usaram os pneus adequadamente, não é culpa nossa”.
Ele avisou que, devido ao fato de a Fórmula 1 ter pedido especificamente pneus que se desgastam rapidamente, é crucial que as equipes sigam as instruções operacionais fornecidas pela Pirelli. “Podemos fazer o que for necessário, mas respeitando as regras. Isso significa que os pneus precisam ser usados dentro dos limites que fornecemos às equipes”.
A Pirelli recebeu a permissão da FIA para fornecer pneus em 2014, mas Tronchetti Provera afirmou que um novo acordo para além de 2015 também é possível. Contudo, alguns questionaram a sabedoria da aventura da Pirelli na Fórmula 1, particularmente quando a qualidade, consistência e duração dos pneus podem afetar a imagem da marca italiana.
“Tivemos alguns danos por algumas semanas após Silverstone”, admitiu Tronchetti Provera. “Mas acredito que, hoje, as pessoas entendem que não foi culpa da Pirelli”.
Enquanto isso, o site Tyrepress.com relatou que a Kumho, fabricante coreana de pneus, testou pneus de Fórmula 1 no Circuito da Catalunha em setembro. A Kumho disse que o propósito do teste foi “validar a tecnologia para futuros negócios com a Fórmula 1 e avaliar de fato a tecnologia acumulada no automobilismo desde os anos 1990 para a Fórmula 1”.
2013, autoracing, Barcelona, circuito da catalunha, críticas, f1, fernando alonso, ferrari, formula 1, formula-1, kumho, marco tronchetti provera, noticias, pirelli, pneus, presidente, qualidade, questionavel, resposta, teste
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.