F1 – Alonso em impasse no rompimento com a Ferrari
quarta-feira, 29 de outubro de 2014 às 15:52
Fernando Alonso
A questão que mais pega fogo na F1 no momento é: o que Fernando Alonso vai fazer a seguir?
Carlos Sainz Jr, um compatriota espanhol, resumiu o estado de espírito de todo o paddock quando disse ao jornal AS na quarta-feira: “Não faço a menor ideia”.
De fato, alguns protagonistas da F1 acreditam que sabem o que vai acontecer.
O especialista da La Gazzetta dello Sport declarou na quarta-feira que o novo presidente da Ferrari, Sergio Marchionne vai viajar para Austin neste fim de semana para um anúncio duplo – saída de Alonso e a chegada de Sebastian Vettel.
Esse pode ser o caso, mas os trâmites internos da aparentemente inevitável saída de Alonso da equipe de Maranello são provavelmente muito mais complicados.
Michael Schmidt, o correspondente altamente respeitado da Auto Motor und Sport, pensa que sabe a resposta, tendo escrito dois artigos recentemente.
O cerne da questão é que, com o alemão Vettel já assinando para 2015, a Ferrari também tem contratos válidos para a próxima temporada com Kimi Raikkonen e Alonso.
É a maneira de como o contrato de Alonso cessará que aparentemente é a causa do atual e misterioso atraso.
Se o espanhol é quem pede demissão, ele pode ir para a McLaren-Honda, ou outra equipe, ou um ano sabático.
Mas se a Ferrari é quem legalmente o demite, a equipe italiana terá de compensar Alonso em dezenas de milhões de euros – da mesma forma que teve que fazer no fim de 2009, quando Raikkonen foi despedido antes do tempo.
“Mas a Ferrari não quer isso. Por que pagar alguém que queria deixar a equipe? Ele não vai pilotar, porque eles já têm dois pilotos em Vettel e Raikkonen. Conversas de mediação não trouxeram nenhum avanço até agora. Ambas as partes querem evitar ir ao tribunal e em vez disso, encontrar um acordo silencioso”, completou Schmidt.
austin, carlos sainz jr, f1, fernando alonso, ferrari, honda, kimi raikkonen, maranello, mclaren, paddock, Sebastian Vettel, sergio marchionne
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.